O Grupo Makários anunciou, nesta segunda-feira (3), a construção do Senses Park Resort, empreendimento que será implantado no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa (PB). Apresentado como o primeiro resort do Brasil concebido desde a origem com foco em turismo inclusivo e acessibilidade, o complexo reunirá hospedagem, lazer, terapias e desenvolvimento humano voltados a pessoas com deficiência, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down, além de atender o público em geral.
A assinatura do contrato entre o Grupo Makários e o Governo da Paraíba ocorreu na sede da empresa e contou com a presença do presidente do grupo, Irclebson Ramos; do diretor Bruno Canabarro; do governador Lucas Ribeiro; do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari; da arquiteta Leila Azzouz e de autoridades.
Segundo Irclebson Ramos, a ideia surgiu a partir da experiência da Sentidos, rede de clínicas especializadas em pessoas com TEA e outras condições do neurodesenvolvimento, criada pelo próprio grupo. Atualmente, a rede possui dez unidades em cinco estados e atende cerca de 1.500 crianças.
“Compreendemos que a inclusão não se limita às paredes de uma clínica ou de uma sala de aula; ela deve estar em todos os lugares onde a vida acontece e as memórias são criadas. Nosso propósito não é ser exclusivo para um grupo, mas sim acolher a todas as famílias, afinal, o turismo também precisa ser para todos. Foi a partir desse olhar que idealizamos o Senses Park Resort”, afirmou.
Resort reunirá hotelaria, terapias e parque sensorial
O projeto prevê acomodações adaptáveis com foco sensorial, parque temático sensorial, centro terapêutico, centro de convenções, gastronomia inclusiva e ambientes planejados para promover autonomia, conforto e acessibilidade.
Um dos diferenciais será um restaurante operado integralmente por pessoas neurodivergentes, iniciativa que integra a proposta de inclusão e geração de oportunidades do empreendimento.
A arquiteta Leila Azzouz explicou que o conceito arquitetônico foi desenvolvido a partir de princípios biofílicos e sensoriais.
“Criamos ambientes orgânicos, sensoriais e inclusivos, onde cada detalhe foi pensado para que crianças, adolescentes, adultos e suas famílias possam viver momentos de tranquilidade e pertencimento. A inclusão está presente desde o estacionamento até os espaços de hospedagem e terapias”, explicou Leila.
Projeto reforça turismo inclusivo
Durante o evento, Bruno Canabarro destacou que o novo resort amplia a atuação do Grupo Makários, que atualmente reúne 17 marcas e 22 operações nos segmentos de saúde, educação, alimentação, finanças e desenvolvimento humano. “Muitos enxergarão esse projeto como a entrada do grupo em um novo segmento. Para nós, trata-se da mesma competência aplicada em outra escala. Nosso propósito sempre foi impactar vidas por meio de outras vidas”, frisou.
Para Rômulo Polari, diretor-presidente da Cinep, o empreendimento representa um novo marco para o Polo Turístico Cabo Branco. “Este não é um hotel adaptado. É um empreendimento concebido desde a origem para atender famílias atípicas. A inclusão aqui é a premissa do projeto. Trata-se de um modelo inédito que coloca a Paraíba em posição de protagonismo nacional”, reforçou.

