São Paulo (SP) – A Atrio Hotéis assinou 17 novos contratos em 2026, que representam mais de 2 mil chaves, e projeta chegar a 20 novos acordos até o fim do ano. O grupo, que reúne as operações Atrio, Livá e Xtay, soma atualmente 110 propriedades sob gestão. A expansão acompanha uma estratégia de diversificação do portfólio, com aumento da presença em hotéis voltados ao lazer e desenvolvimento de marcas próprias.
A companhia apresenta as novidades durante a 53ª Abav Expo, realizada entre quarta-feira (30) e sexta-feira (2), no Expo Center Norte, na capital paulista. Segundo João Cazeiro, diretor de Novos Negócios da Atrio, três dos contratos mais recentes envolvem propriedades em diferentes segmentos e destinos.
Em Copacabana, no Rio de Janeiro, a empresa abriu em agosto o Aēra Copacabana, marca própria da Atrio. Já em 1º de setembro, assumiu a operação do antigo ibis Posto 6, também em Copacabana, que anteriormente era administrado pela Accor. No empreendimento, a Atrio também realizou investimento imobiliário.
A terceira novidade é o Montissi Resort Spa & Golf, em Rancho Queimado, na Serra Catarinense, inaugurado em 17 de setembro. O hotel cinco estrelas integra a Atrio Collection e tem foco em lazer, com propostas ligadas a ecoturismo, gastronomia e hospedagem de luxo. O empreendimento prevê ainda um campo de golfe em uma segunda fase, além de um desenvolvimento imobiliário associado ao projeto.
Diversificação para o lazer
A ampliação da atuação no segmento de lazer representa uma mudança no perfil histórico do grupo. “Sempre fomos focados na linha econômica, operação de hotéis ibis, marcas Accor. Agora viemos com marca própria, hotéis de um segmento diferente, com mistura de lazer, eventos, cidades não só corporativas, que demandam lazer também”, afirma Cazeiro.
Segundo o executivo, a estratégia considera o crescimento do turismo doméstico após a pandemia e o aumento da chegada de visitantes internacionais ao Brasil. “Qual é o mix que procuramos? Destinos onde tem lazer e corporativo, capitais no Nordeste, por exemplo. Você tem na baixa temporada do lazer o corporativo, e na baixa do corporativo você tem a alta do lazer. Isso reduz a sazonalidade, mantém alta ocupação o ano todo”, explica.
A companhia concentra esforços em destinos que conseguem alcançar níveis de ocupação superiores a 70% ou 80% durante o ano, segundo Cazeiro.
Desempenho operacional
No desempenho operacional, a Atrio registrou crescimento mais acentuado na ocupação em 2026, enquanto a evolução da diária média desacelerou em relação aos anos anteriores.
De acordo com Cazeiro, a diária média, que vinha apresentando crescimento acima de dois dígitos no período de recuperação do mercado após a pandemia, passou a crescer em um ritmo próximo de dois dígitos. “Na ocupação estávamos tendo um crescimento muito bom. Hoje o grupo está com todas as propriedades na faixa de 60% de ocupação no Brasil”, conta.
O executivo cita ainda a entrada da Atrio em São Paulo, com a operação do Grand Mercure São Paulo Pinheiros. Segundo ele, no segundo mês de operação, o hotel superou 70% de ocupação e registrou um momento de diária média 20% superior àquela observada anteriormente. O empreendimento também teria alcançado recorde de faturamento no segundo mês sob a nova operação. “Para nós foi muito bom o posicionamento e estreia em São Paulo”, comenta.
Expectativa para o segundo semestre
A companhia projeta um resultado positivo para os últimos meses de 2026. Segundo Cazeiro, setembro deve registrar o maior faturamento mensal do ano para a empresa e o segundo maior de sua história, considerando que o período da Copa do Mundo representou um patamar excepcional, quando o grupo ainda tinha apenas um hotel em operação.
Novembro também é apontado como um mês de forte desempenho esperado. “Outubro eu acho que, pelas eleições, ainda talvez começamos com o mês bem aquecido, mas temos ali duas últimas semanas que estão meio tumultuadas ainda”, afirma.
Para o último trimestre, a Atrio ainda trabalha para alcançar as metas estabelecidas para o ano, mas vê perspectivas positivas para novembro e dezembro, principalmente em razão da maior participação de hotéis de lazer no portfólio.
Ecossistema de marcas próprias
A estratégia de diversificação também está ligada ao reposicionamento da marca Atrio. Recentemente, o grupo realizou um rebranding para apresentar as diferentes empresas e modelos de negócio como parte de um mesmo ecossistema. A estrutura reúne operações de múltiplas propriedades pela Livá, hotéis de lazer, residenciais, smart hotels e a hotelaria internacional administrada pela Atrio por meio de marcas franqueadas.
O movimento também muda a relação da companhia com o trade. Historicamente, a comunicação com o mercado era feita principalmente por meio das marcas internacionais operadas pela empresa. Com o crescimento das marcas próprias, o grupo passou a ampliar o contato direto com agentes de viagens e outros parceiros. “Hoje temos marca própria, a Atrio Collection, o Aēra, a Xtay e a Livá, que eu já estão muito mais próximas do mercado”, conta Cazeiro.
Além da participação na Abav Expo, a empresa vem ampliando a presença em eventos do setor e realizando ações de divulgação e relacionamento com os agentes de viagens. O objetivo é apresentar ao trade o conjunto de produtos e marcas que passou a integrar o portfólio do grupo.




