O lançamento da conexão 5G para aparelhos celulares móveis já era esperado em muitos países. No entanto, prestes a ser aplicada oficialmente nos Estados Unidos, a novidade virou pivô de um impasse com as companhias aéreas do país.

De acordo com a CNN Business, dez empresas do setor aéreo assinaram uma carta para o presidente Joe Biden alertando sobre o 5G. Na declaração, elas pedem que o governo do democrata atrase a estreia da nova conexão em áreas próximas — cerca de 3 km — dos principais aeroportos norte-americanos.

O início das operações 5G estão marcadas para quarta-feira (19), sob tutela das operadoras Verizon e AT&T.

Riscos com o 5G

A maior preocupação das empresas está no fato do 5G oferecer o risco de interferência em equipamentos das aeronaves, como o altímetro e outros itens de segurança ligados a decolagem e pouso. Além disso, teme-se que aviões de fuselagem larga se tornem obsoletos pela novidade tecnológica.

“O impacto em cascata [do 5G] nas operações de passageiros e carga, além da força de trabalho e na economia em geral, são simplesmente incalculáveis. Para ser franco, o comércio do país vai parar”, diz a nota endereçada à Casa Branca.

O comunicado pedindo a intervenção da tecnologia foi assinado por:

  • Alaska Airlines
  • American Airlines
  • Atlas Air
  • Delta Air Lines
  • Hawaiian Airlines
  • Jet Blue Airways
  • Southwest Airlines
  • United Airlines
  • Fedex (divisão de aviação)
  • UPS (divisão de aviação)

Situação

Ao que parece, o lançamento do 5G não deve ser remediado. Portanto, a Federal Aviation Administration (FAA), ou Administração Federal de Aviação, afirma que trabalhará na mitigação de danos — atrasos e cancelamentos — aos voos no país.

Em nota, o órgão também autorizou o uso de dois altímetros de radar (de Boeing e Airbus) para auxiliar aeronaves em aterrissagens de baixa visibilidade. Esse tipo de estratégia, antes suspensa, foi liberada para 45% da frota de aeronaves comerciais dos EUA.

“Mesmo com as aprovações, alguns aeroportos ainda podem ter frequências afetadas. A entidade também continua trabalhando com os fabricantes em questão para entender como os dados do altímetro de radar são usados ​​em outros sistemas de controle de voo. Os passageiros devem verificar com suas companhias aéreas se é possível prever o clima em destinos nos quais o 5G consegue interferir no sinal”, pontua a FAA.