A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) apresenta os resultados da “Pesquisa Viagem de Incentivo”, realizado entre novembro de 2021 e março de 2022, com o objetivo de entender o comportamento do mercado diante do cenário atual de retomada e fornecer dados para tomadas de decisão relacionadas ao setor.

“Por meio dos dados, conseguimos entender o comportamento das agências de incentivo, as próximas tendências do mercado e os orçamentos previstos. Nesta pesquisa, percebemos os diferentes pontos de vista do cliente e do fornecedor na retomada pós-pandemia. No contexto geral, notamos um maior investimento em fornecedores mais flexíveis, diferenças de destinos e maior procura por viagens pensando no bem-estar”, afirma Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev.

Segundo o estudo, que contou com a participação de 148 respondentes, sendo 34% clientes de seis estados e 66% agência de incentivo de 11 estados, apontam que para os clientes a Bahia, São Paulo e Ceará são os destinos nacionais mais procurados para os próximos dois anos, já para as agências seriam Ceará, Rio Grande do Sul e Bahia. Enquanto Estados Unidos, México, Argentina, Chile e Portugal são os primeiros do ranking internacional.

Confira a seguir alguns dos principais insights do levantamento

Quais tipos de informações são mais eficazes para demonstrar o valor das viagens de incentivo para as partes interessadas?

  • Feedback dos participantes: 85%
  • Apresentação simples dos benefícios: 70%
  • Informações sobre retorno dos objetivos (ROO): 40%
  • Informações sobre retorno do investimento (ROI): 38%
  • Comparações com ofertas da concorrência: 35%
  • Histórico de viagens anteriores: 33%
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Além do impacto do programa de viagens de incentivo nos resultados da empresa patrocinada, quais impactos adicionais das viagens de incentivo são mais signficativos?

  • Impacto no desenvolvimento pessoal e profissional do premiado: 79%
  • Impacto na empresa patrocinadora em termos de promoção das relações no local de trabalho e melhoria da cultura da empresa: 69%
  • Impacto na qualidade de vida do premiado: 51%
  • Impacto na sociedade como um todo como agente de mudança positiva, onde as viagens promovem a compreensão cultural, etc: 51%
  • Impacto na economia do destino que recebe o incentivo: 49%

Ao competir por contratos de programas de viagens de incentivo que ocorram nos próximos dois anos, que ações sua equipe está tomando para agregar valor e conquistar negócios?

  • Oferecendo experiências únicas, experiências exclusivas: 81%
  • Parceria para fornecer mais serviços a partir de uma única fonte: 46%
  • Materiais de marketing que valorizem a marca do cliente: 40%
  • Oferecendo condições de pagamento flexíveis: 33%
  • Incluindo mais equipe no local ou elementos de serviço pelo mesmo preço: 25%
  • Oferecendo descontos anuais se vários programas forem confirmados: 8%
  • Não está fazendo nada de diferente neste momento: 6%
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Qual é o gasto aproximado por pessoa (custo total do programa dividido pelo número de pessoas, incluindo premiados, convidados e outros participantes na contagem de pessoas) em programas de viagens de incentivo desde 2019 pelos quais sua equipe foi responsável?

Nacional

  • Não se aplica: Agência (2%) e Cliente (22%)
  • Até R$ 3.000,00: Agência (8%) e Cliente (17%)
  • De R$ 3.000,01 a R$ 5.000,00: Agência (28%) e Cliente (26%)
  • De R$ 5.000,01 a R$ 10.000,00: Agência (28%) e Cliente (22%)
  • De R$ 10.000,01 a R$ 20.000,00: Agência (23%) e Cliente (4%)
  • Acima de R$ 20.000,00: Agência (11%) e Cliente (9%)

Internacional

  • Não se aplica: Agência (5%) e Cliente (44%)
  • Até US 1.000,00: Agência (7%) e Cliente (4%)
  • De US 1.000,01 a US 3.000,00: Agência (26%) e Cliente (22%)
  • De US 3.000,01 a US 5.000,00: Agência (39%) e Cliente (9%)
  • De US 5.000,01 a US 8.000,00: Agência (16%) e Cliente (17%)
  • Acima de US 8.000,00: Agência (7%) e Cliente (4%)

Quais serão as três tendências mais importantes que afetam os gastos por pessoa nos próximos dois anos?

  • Variação cambial: 74%
  • Proporcionar a melhor experiência para os premiados: 63%
  • Decisão da gerência de alterar o número de PREMIADOS elegíveis: 52%
  • Decisão da gerência de alterar os gastos corporativos em geral: 48%
  • Mudança na gestão: 26%
  • Decisão da gerência de alterar o número de equipes elegíveis: 22%
  • Mudança no tamanho da empresa por meio de fusões e aquisições: 11%
  • Mudança orgânica no tamanho da Empresa: 4%

Sua empresa ou agência organiza viagens principalmente para:

  • Destinos Internacionais: Cliente (33,33%) e Agência (60,71%)
  • Destinos na América Latina (exceto Brasil): Agência (1,79%)
  • Destinos Nacionais: Cliente (66,67%) e Agência (37,50%)
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