Gol e Smiles fomentam inovação aberta para acelerar negócios

Empresas lançam chamada pública para startups voltadas ao universo do turismo e novas tecnologias digitais

Gol
(Foto: Gol/Portal Ponte Aérea)

A Gol e a Smiles realizam chamada pública para startups inovadoras voltadas ao setor de turismo. Em parceria com a Ace Cortex, consultoria de inovação, o programa tem como objetivo promover parcerias, gerar oportunidade de negócio e realizar projetos-piloto para futuras contratações, apreciando teses voltadas para o setor de viagens como um todo (travel techs) mas, também, abordando mobilidade, fintechs, loyal techs e turismo.

O foco do projeto é impactar de maneira positiva os Clientes da companhia e do programa de fidelidade em toda a sua jornada com desafios em todas as áreas, como por exemplo, no âmbito da mobilidade, criar soluções para auxiliar os pontos de descolamento, desde o desempenho de veículos até sistemas de personalização, em prol da redução do tempo de percurso; na esfera das fintechs, o objetivo é trazer inovações de meios e formas de pagamento para os Clientes, com tecnologias emergentes; e, no ecossistema de turismo, com travel techs e loyal techs, a ideia é fomentar soluções diretas e indiretas para melhorar a experiência do usuário e trazer recursos complementares para a jornada dos amantes de viagem, como plataformas de gestão e recursos tecnológicos para otimizar os sistemas de qualidade.

Antes de lançar o projeto, os times de Gol e Smiles passaram por um treinamento específico da liderança de inovação aberta, o que possibilitou a seleção das teses bem definidas que vão guiar as nomeações das startups parceiras. O processo também contribui para cultivar a cultura de inovação na Companhia, trazendo resultados positivos para o negócio.

“A inovação aberta é um processo essencial para nós, pois permite acelerar as nossas entregas de maneira disruptiva e menos centralizada. Estamos em busca de startups que possam contribuir para o nosso setor e, sobretudo, para a experiência dos nossos Clientes – seja no deslocamento, na jornada de consumo e até mesmo em serviços financeiros”, diz Luiz Borrego, CIO da Gol.


Leia também: Gol cresce e melhora resultados operacionais no 2º trimestre

Deixe uma resposta