De acordo com os indicadores dos gráficos de Tendências de Buscas de Viagens do Kayak, houve um aumento de até 70% na demanda por destinos internacionais no Brasil. Em 5 de março, o volume das buscas estava 34% abaixo dos níveis pré-pandemia, subindo para -10% em 23 de março (ou seja, um aumento de 24% no período observado).

No entanto, a elevada demanda ocorreu em detrimento do mercado nacional: voos dentro do país viram seu volume de buscas cair de 43% acima dos níveis pré-pandemia para apenas 13% ao longo do período. Apesar de tudo, os voos nacionais continuam com demanda maior que 2019, enquanto o saldo de destinos internacionais ainda não chegaram lá.

A empresa relembra que a tendência de crescimento do mercado nacional começou em abril de 2021, enquanto voos do exterior só foram suplantados aos níveis pré-pandêmicos em setembro do mesmo ano.

Por fim, Gustavo Vedovato, Country Manager para o Kayak do Brasil, pontua que os preços para passagens aéreas a quase todos os 10 destinos mais buscados do Brasil e do exterior apresentaram aumento até 15 março, com relação ao começo de fevereiro

“Oferta e procura, baixa ou alta temporada, antecedência de compra, variações cambiais, preço do combustível de aviação, adaptações da malha aérea pelas companhias; entre outros, esses são alguns dos principais pontos que pesam na indústria atualmente”, afirma o executivo.