Em vista de acatar o pedido de alguns países, a Organização Mundial do Turismo (OMT) colocará em pauta suspender a Rússia. A reunião com membros do Conselho Executivo foi convocada por Zurab Pololikashvili, secretário-geral da entidade, e acontece na próxima terça-feira (8).

O pedido pela suspensão do país partiu de cinco nações: Guatemala, Lituânia, Polônia, Eslovênia e Ucrânia. O encontro para decidir por isso será presencial e ocorre em Madri. É a primeira vez que a OMT decidirá algo do tipo.

Em nota, a OMT também condenou as ações da Rússia relacionadas à invasão do território ucraniano. “São medidas que indica uma clara violação da soberania e integridade territorial da Ucrânia e contrárias aos princípios consagrados na Carta da ONU e nos Estatutos da OMT”, diz.

No artigo 3º dos Estatutos do órgão, é possível consultar os princípios fundamentais estabelecidos. “Promoção e desenvolvimento do turismo com vista a contribuir para o desenvolvimento económico, a compreensão internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal e a observância dos direitos humanos”.

Entre outras consequências relacionadas à Rússia, estão também os impedimentos aéreos estabelecidos recentemente, como o de Joe Biden, presidente dos EUA, além das sanções econômicas das principais potências mundiais.