BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Início Site Página 1982

MSC e Costa estendem suspensão dos cruzeiros até 4 de fevereiro

0

A MSC e a Costa estenderam o período de suspensão da temporada 2021/2022 de cruzeiros no Brasil até 4 de fevereiro. A decisão das armadoras foi tomada através da Clia Brasil após conversas de alinhamento com a Anvisa e acrescenta 15 dias à data inicial de retorno, que antes era de 20 de janeiro.

A decisão da MSC e Costa estende a suspensão adotada após o número de casos covid-19 em tripulantes e passageiros dos navios que faziam roteiros pelo litoral brasileiro.

A medida contrasta com a evolução positiva nos Estados Unidos, onde as autoridades de saúde reconheceram a eficácia dos protocolos da indústria de cruzeiros e anunciaram a elevação do Conditional Sailing Order (CSO), que ajudou a orientar o retorno do setor às operações na América do Norte.

O governo dos EUA confirmou na última quarta-feira, 12 de janeiro, que a CSO fará a transição para um programa voluntário em 15 de janeiro. Os cruzeiros são o único segmento que exige, antes do embarque para passageiros e tripulantes, níveis extremamente altos de vacinação e 100% de testes de cada indivíduo.

No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros protocolos.


Leia também


Quando os casos são identificados como resultado da alta frequência dos testes a bordo, os protocolos dos navios de cruzeiro ajudam a maximizar a contenção com procedimentos de resposta rápida projetados para proteger todos os hóspedes e tripulantes, bem como as comunidades que os navios visitam.

Segundo a Clia Brasil, os cruzeiros são o único setor que monitora, coleta e relata continuamente informações de casos diretamente aos orgãos governamentais. “Dada essa supervisão e a taxa excepcionalmente alta de vacinação exigida a bordo, a incidência de doenças graves é dramaticamente menor do que em terra, e as hospitalizações têm sido extraordinariamente raras”, aponta a associação em nota.

“Os membros da Clia continuarão a trabalhar em conjunto com as autoridades, sempre guiados pela ciência e pelo princípio de colocar as pessoas em primeiro lugar, com medidas comprovadas que são adaptadas conforme os cenários e que garantem a proteção da saúde dos passageiros, tripulantes e das comunidades que recebem os cruzeiros”, conclui.

Rio Innovation Week abre calendário de eventos do estado em 2022

0

Começou hoje (13) no Rio de Janeiro um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, O Rio Innovation Week, realizado até domingo (16), no Jockey Clube Brasileiro, na Gávea. O evento abriu as portas para o turismo com um espaço exclusivo dedicado a indústria turística chamada Turistech Zone.

O espaço dedicado ao setor de viagens dentro da Rio Innovation Week, organizado pela Setur-RJ e pela Turisrio, dispõe de 2 mil metros quadrados e reúne cerca de 70 expositores, dentre elas startups de tecnologia voltadas para o turismo, a CNC, o Ministerio do Turismo (MTur), Riotur, entre outros.

No palco principal da Turistech Zone passarão cases de sucesso como Hub, Maxmilhas, Buser entre outros. Além disso, palestras e bate papo sobre inovação no setor completarão a agenda da zona dedicada às inovações do mercado de viagens.

Segundo Gustavo Tutuca, Secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, o Rio Innovation Week é um dos encontros que amplia a atração de visitantes, fortalecendo a retomada do turismo, criando fortes potenciais para o setor no Estado.

“Tenho certeza de que o evento será um sucesso e que a área do Turistech Zone será um espaço onde muitas ideias surgirão, visando o desenvolvimento do turismo do Rio de Janeiro” conclui Tutuca.

“Queremos ampliar esse evento e torná-lo em referência na América Latina. Esta é a primeira edição e queremos que ele permaneça aqui no Rio, que tem vocação pra tecnologia e inovação”, pontuou Sérgio Ricardo, presidente da Turisrio, pontuando ainda que as próximas edições deverão ser realizadas sempre em novembro.

Sebastião Campos, presidente da Fecomércio PA e Alexandre Sampaio, presente da FBHA
Sebastião Campos, presidente da Fecomércio PA e Alexandre Sampaio, presente da FBHA

Orlando abre 2022 com diversas novidades em parques e hotéis

0

Em preparação à chegada de 2022, o Visit Orlando divulgou um montante de novidades para receber turistas, com a inclusão de novos parques, hotéis e restaurantes que complementarão a experiência dos visitantes.

“Orlando está pronta para um ano emocionante com as aberturas do novo parque temático de Peppa Pig, a abertura do salão de performance com acústica perfeita no Dr. Phillips Center for the Performing Arts e a celebração do 50º aniversário do Walt Disney World Resort”, diz Casandra Matej, CEO do Visit Orlando.

Novas atrações e parques temáticos

Os parques temáticos de Orlando continuam expandindo suas operações em 2022, com a introdução de novas atrações e parques para a cidade. O Walt Disney World Resort comemora 50 anos com novas experiências para todos os parques, incluindo:

  • Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind – um pavilhão da EPCOT que inaugurará, no verão, uma montanha-russa que gira a 360º, incluindo o primeiro lançamento reverso em uma atração do tipo na Disney;
  • Disney’s Animal Kingdom ganhará um novo show, chamado “Finding Nemo: The Big Blue… and Beyond”, inspirado no filme Procurando Dory.

Enquanto isso, o SeaWorld Orlando Parks & Entertainment, que já anunciou planos para dez novas atrações para 2022, começa a entregar seus projetos:

  • Ice Breaker, a primeira montanha-russa de lançamento do SeaWorld, será inaugurada em fevereiro;
  • Reef Plunge, o novo toboágua no Aquatica Orlando, abrirá na primavera de 2022.

Por fim, os parques da rede Legoland Florida Resort ganharão duas principais novidades:

  • O primeiro parque Peppa Pig do mundo foi inaugurado no 24 de fevereiro, dentro do resort. O parque contará com diversas atrações interativas, shows ao vivo, áreas de jogos e áreas de jogos aquáticos;
  • O parque também abrirá o Pirate River Quest, uma aventura familiar em busca de tesouros na região de Cypress Gardens.

Acomodações em hotéis

  • A Walt Disney World inaugurará o seu hotel temático de Star Wars: Galactic Starcruiser, inspirado no modelo de nave Halcyon da franquia, abrindo no dia 1º de março;
  • Já a Walt Disney World Swan and Dolphin Resort abriu uma torre de 14 andares e 349 quartos, chamado Walt Disney World Swan Reserve, no outono de 2021;
  • O El ette Hotel Orlando, de temática toscana, abrirá na primavera com 126 quartos;
  • Por fim, o Lake Nona Wave Hotel, inaugurado em 20 de dezembro, trará ao mercado 216 acomodações, 16 suítes de um quarto e duas penthouse suites.

Expansão do Aeroporto Internacional de Orlando

O Orlando International Airport também virá com cara nova graças a introdução do South Terminal Complex: o projeto multi-ano de US$ 3,8 bilhões deverá ser majoritariamente concluído no primeiro trimestre deste ano.

Com ele, chegarão 15 novos portões e novos recursos de mídias digitais, novos sistemas de bagagem, lojas, restaurantes, salas de espera e a instalação do Intermodal Terminal Facility (ITF) com três sistemas de trem, incluindo o Brightline com serviços para Miami.

Japão mantém restriçíµes na fronteira até fevereiro

0

O Consulado do Japão informou que as regras mais rígidas para entrada no país serão mantidas até fevereiro. Atualmente, o governo japonês mantém a resolução geral de quarentena de três a seis dias para todos os turistas — a depender da origem do mesmo. Aos norte-americanos, a política de entrada também se mantém.

Atrelado a aplicação das restrições de fronteira, o Japão também alerta viajantes para um período maior nos processos do aeroporto. O principal motivo é o enrijecimento das edidas de triagem, aprimoradas em razão da variante ômicron.

Além disso, outro ponto específico abordado pelo destino são as opções de alimentação na alfândega e imigração japonesa, consideradas limitadas. Sendo assim, eles aconselham que os viajantes carreguem consigo medicamentos e alimentos não-perecíveis.

Por fim, o governo do Japão também aconselha os visitantes a embalarem a bagagem individualmente — em casos de viagem em grupo. A medida visa garantir que todos tenham acesso aos itens de que precisam.

Aviareps assume representação da Euro Welcome no Brasil

0

A Aviareps assumiu a representação da DMC britânica Euro Welcome no Brasil, conforme anunciado nesta quinta-feira (13). A novidade tem como intuito aumentar os números de brasileiros no Reino Unido que utilizarão os serviços e itinerários gerenciados pela companhia.

O mais novo cliente da Aviareps, que tem Roberto Pardal como CEO, se identifica como duas marcas: Euro Welcome e Anglovision. A primeira oferece roteiros com experiências únicas na Grã-Bretanha e na Irlanda com tours privados, pacotes de alto padrão com serviços de hospedagem, trens de luxo e eventos esportivos, atendendo operadoras de turismo com clientes no segmento de luxo para lazer e viagens de Incentivo.

Já a Anglovision cria experiências “Made in Britain”, ou seja, circuitos combinados e tours regulares, com saídas garantidas e guias que se comunicam em espanhol. Ambas terão Daniel Rocha como responsável por atender a conta.

]Com a notícia recente da suspensão de testes para entrada no país, a expectativa é de que a grande variedade de itinerários e serviços FIT da Euro Welcome e Anglovision Tours provoquem um maior interesse do mercado brasileiro, nos segmentos de lazer, luxo e Mice.

Bariloche se prepara ao Carnaval com Festival de Cerveja Artesanal

0

Em preparação à temporada de Carnaval de 2022, a cidade de Bariloche, na Argentina, estará realizando o retorno do seu Festival de Cerveja Artesanal, que ocorre anualmente e tem data marcada para os dias 23 a 28 de fevereiro, envolvendo o final de semana comemorativo da data.

Serão pelo menos dez cervejarias participantes do Circuito Cervejeiro, incluindo Berlina, Wesley, Manush e Blest. As degustações serão realizadas em taças da Homebrewers, e o evento será aberto para todos os maiores de 18 anos.

Diego Piquín, diretor executivo da Emprotur, detalha: “Cada cervejaria prepara uma cerveja especial para a semana e o público fica à vontade para degustar das cervejas do evento. Neste ano, o festival contará também com um setor de gin fabricados na região da Patagônia, além da bebida sidra.”

Segundo o executivo, a organização do evento continua monitorando a situação da covid-19 na Argentina para avaliar a possibilidade de uma festa de encerramento no Cerro Catedral, uma montanha popular que faz parte da Cordilheira dos Andes.

Para fazer parte do festival tradicional, turistas deverão apresentar um teste PCR negativo realizado até 72h antes do embarque, além da realização de uma nova testagem entre o terceiro e quinto dia de permanência. É também pedido o certificado de esquema vacinal completo ao menos 14 dias antes da viagem e, por fim, é necessário ter um seguro que cubra quaisquer gastos relacionados à covid-19.

Leonardo Pugliese assume escritório da Red Elephant Reps no Brasil

0

Leonardo Pugliese assumiu a direção de Vendas nas Américas do novo escritório da Red Elephant Reps no Brasil, conforme anunciado na quarta-feira (12). O executivo estará a frente da comercialização dos produtos da representação no país, especialmente do ICS Travel Group, DMC especializado em viagens e itinerários na Ásia.

Leonardo Pugliese, que fala fluentemente português, espanhol e inglês, tem vasta experiência no setor de viagens, tendo trabalhado em estreita colaboração com hotéis e produtos de viagem em vários países, incluindo Maldivas e Tailândia.

De acordo com a Red Elephant Reps, a chegada da empresa no Brasil representa o fortalecimento da reputação e negócios por toda a América Latina, inclusive no México, com Maite Mijares como representante local.

“Estamos entusiasmados por ter Leo e Maite em nosso crescente negócio de representação e esperamos maximizar as oportunidades para nossos clientes nestes tempos emocionantes, mas desafiadores”, apontou a empresa em nota oficial.

MTur debate mapeamento de segurança de pontos turí­sticos no paí­s

0

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, se reuniu nesta quarta-feira (12) com representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O objetivo da reunião do MTur é traçar um plano para aumentar a segurança em destinos turísticos no país.

Conforme estipulado na reunião do MTur, os estados indicam os locais e o CPRM analisa os riscos no intuito de evitar acidentes como o ocorrido na região de Capitólio (MG) recentemente.

Vale destacar que o CPRM disponibilizou, via ENAP, o Curso de Percepção de Riscos Geológicos aos gestores municipais e estaduais, e irá fornecer o Mapa de Suscetibilidade aos gestores estaduais para que comparem o que já existe com as áreas de interesse turístico.

Por meio deste mapeamento, os estados poderão solicitar “vistoria” do CPRM e Defesa Civil a fim de evitar possíveis acidentes.


 O ministro reforçou a importância de alinhamento de ações para que medidas efetivas tragam mais segurança para esse tipo de turismo. “Temos condição de mapear essas áreas e alertar sobre possíveis riscos por meio de laudos geológicos em municípios com interesse turístico. Além disso, estamos trabalhando para capacitar condutores de turismo náutico”, disse.
 

Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do CPRM, afirmou que 500 municípios brasileiros já possuem mapeamento de riscos geológicos e elogiou a iniciativa de cruzar esses dados com os destinos turísticos.

“Temos técnicos que trabalham diariamente no acompanhamento de riscos de áreas pelo Brasil e estamos à disposição para alinhar trabalhos em parceria”, ressaltou.
 

Fabrício Amaral, presidente do Fornatur, afirmou ter solicitado um relatório aos estados com uma lista de locais que possam gerar riscos para o turismo. Para ele, uma posição técnica do CPRM será de grande relevância para o setor.

“Esse assunto é novo para o Turismo e vamos trabalhar em conjunto para estabelecer um plano de trabalho para mapear locais de fluxo turístico nos estados”, comentou.

São Paulo ajuda a movimentar R$ 434 milhíµes no turismo do estado

0

A Central do Investidor Paulista, espaço de orientação para os negócios no turismo, fechou os três primeiros meses de atividades, entre outubro e dezembro de 2021, com disponibilização de R$ 434 milhões em projetos de financiamento ou investimento voltados ao turismo de São Paulo.

O valor citado foi distribuído em parceria com bancos públicos e privados de estado, com amparo da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) e da Invest SP. Do total, R$ 196,7 milhões já foram financiados com o apoio do Programa de Crédito Turístico.

“Temos o compromisso de viabilizar novos negócios no turismo. Nossa missão é unir todas as pontas: investidores, empreendedores e crédito, o que também inclui o microcrédito, com grande demanda, inclusive”, afirma Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do estado de São Paulo.

De acordo com a Central, 53 empresas e 13 prefeituras do estado foram beneficiadas. Os ajudados se enquadram nos nichos de gestores públicos, empreendedores ou investidores privados.

Atualmente, a sede física da Central do Investidor Paulista fica na própria Setur-SP, no Centro de São Paulo. Os atendimentos são agendados e conduzidos tanto virtual quanto presencialmente.

Os agendamentos são feitos pelos e-mails creditoturistico@turismo.sp.gov.br — para linhas de financiamento — ou turinvestsp@investsp.org.br — para áreas de investimentos.

Latam Pass simplifica regras e amplia opçíµes para upgrades

0

O Latam Pass, programa de fidelidade do Grupo Latam, está simplificando as regras para a concessão de upgrades de cabine nos voos. As novidades entrarão em vigor em 1º de abril de 2023 e permitirão estender o benefício a mais clientes.

O programa substituirá o formato de “Cupons de Upgrade” e adotará o modelo “Trechos de cortesia para upgrade dentro e fora da América do Sul”. Ao solicitar o benefício de upgrade de cabine, o cliente não precisará, por exemplo, calcular quantos cupons são necessários para realizar cada viagem e nem escolher entre postular upgrade para voos domésticos ou internacionais.

O Latam Pass anuncia também que, de acordo com a categoria Elite, o cliente terá à disposição vários trechos de cortesia para solicitar upgrade em voos dentro da América do Sul, incluindo trechos domésticos. 

É importante lembrar que o uso de trechos dentro da América do Sul não afeta trechos fora do continente. Atualmente, dependendo da categoria Elite, é estabelecida uma quantidade de cupons para uso de upgrade, de acordo com o destino.

Com o novo modelo, o cliente precisará somente de um trecho de cortesia para solicitar upgrade em cada viagem. Ou seja, um voo do Brasil para Miami, por exemplo, será necessário um trecho de cortesia para fora da América do Sul para upgrade de cabine. 

Hoje, são necessários três cupons. Já na rota doméstica será preciso um trecho cortesia para dentro da América do Sul para um voo de São Paulo para Manaus, por exemplo, enquanto hoje em dia o cliente precisa de um cupom.

“Com a implementação das novas regras, o cliente terá uma experiência muito simples, rápida, transparente e fácil de usar”, afirmou Martin Holdschmidt, diretor do Latam Pass no Brasil.


Leia também


Outra novidade é que o usuário poderá consultar os assentos disponíveis na cabine business, sua posição na lista e a categoria, data e horário dos demais inscritos. 

Dessa forma, ficará sabendo com antecedência a probabilidade de ganhar o upgrade. A prioridade da inscrição continuará dependendo da categoria Elite e do momento de inscrição de cada integrante.

Para se inscrever para viajar em uma cabine superior, ou seja, Premium Economy ou Premium Business dos voos Latam, o cliente deverá seguir o procedimento, no site, da mesma forma como é feito hoje, ou seja, 48 horas antes do voo.

Para manter todos os clientes previamente informados das novidades que valerão a partir do ano que vem, o programa comunicará as novas regras de upgrade de forma transparente a todos os integrantes do programa ao longo desta semana. 

Além disso, a partir de 1º de abril de 2023, clientes das categorias Black e Black Signature não terão mais possibilidades ilimitadas de upgrade para fora da América do Sul. Além disso, clientes Gold Plus deixarão de ter acesso a upgrade para fora da América do Sul.