BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,46

MTur debate mapeamento de segurança de pontos turí­sticos no paí­s

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, se reuniu nesta quarta-feira (12) com representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). O objetivo da reunião do MTur é traçar um plano para aumentar a segurança em destinos turísticos no país.

Conforme estipulado na reunião do MTur, os estados indicam os locais e o CPRM analisa os riscos no intuito de evitar acidentes como o ocorrido na região de Capitólio (MG) recentemente.

Vale destacar que o CPRM disponibilizou, via ENAP, o Curso de Percepção de Riscos Geológicos aos gestores municipais e estaduais, e irá fornecer o Mapa de Suscetibilidade aos gestores estaduais para que comparem o que já existe com as áreas de interesse turístico.

Por meio deste mapeamento, os estados poderão solicitar “vistoria” do CPRM e Defesa Civil a fim de evitar possíveis acidentes.


 O ministro reforçou a importância de alinhamento de ações para que medidas efetivas tragam mais segurança para esse tipo de turismo. “Temos condição de mapear essas áreas e alertar sobre possíveis riscos por meio de laudos geológicos em municípios com interesse turístico. Além disso, estamos trabalhando para capacitar condutores de turismo náutico”, disse.
 

Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do CPRM, afirmou que 500 municípios brasileiros já possuem mapeamento de riscos geológicos e elogiou a iniciativa de cruzar esses dados com os destinos turísticos.

“Temos técnicos que trabalham diariamente no acompanhamento de riscos de áreas pelo Brasil e estamos à disposição para alinhar trabalhos em parceria”, ressaltou.
 

Fabrício Amaral, presidente do Fornatur, afirmou ter solicitado um relatório aos estados com uma lista de locais que possam gerar riscos para o turismo. Para ele, uma posição técnica do CPRM será de grande relevância para o setor.

“Esse assunto é novo para o Turismo e vamos trabalhar em conjunto para estabelecer um plano de trabalho para mapear locais de fluxo turístico nos estados”, comentou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS