O Ministério do Turismo (MTur) participou do Rio Innovation Week na quinta-feira (13) e lançou em seu estande a cartilha digital dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), buscando fomentar o modelo em mais destinos do Brasil.

A cartilha digital DTI Brasil do MTur é um material promocional e informativo sobre o projeto-piloto “Modelo de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) no Brasil”. O objetivo é auxiliar prefeitos, parlamentares e gestores turísticos na tomada de decisões no plano de retomada do turismo.

Outros pontos de inovação e tecnologia do MTur ressaltados pelo ministro foram o processo digitalização das fichas dos hotéis brasileiros, que deve ser lançado em fevereiro, e o sistema de licenças do Iphan, que modernizou o procedimento, que pode ser feito online.

“Algumas licenças do Iphan demoravam até 5 anos para saírem e, agora, ficam prontas em até 45 minutos e são feitas pela internet”, disse.

“O Ministério do Turismo tem buscado, dia após dia, soluções inovadoras para turistas, empresários e para o destino turístico”, complementou, citando os desafios de startups do setor promovidos pela Pasta em parceria com a Wakalua, MCTI e Sebrae.