Setur-RJ e TurisRio promovem imersão para o desenvolvimento do setor

Proximidade da Setur com cidades do interior tem trazido benefícios e resoluções de gargalos do segmento nos municípios

Secretário de Estado de Turismo- Sávio Neves_ Abertura do Fórum_Fabrício Gomes
Sávio Neves, secretário de Estado de Turismo, na Abertura do Fórum. Foto: Fabrício Gomes

O segundo Seminário de Capacitação em Turismo para o Legislativo Municipal, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo e TurisRio, reuniu vereadores membros das Comissões de Turismo das Câmaras Municipais, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, no Rio de Janeiro, para uma imersão nos aspectos ligados ao desenvolvimento de políticas públicas para o turismo, por meio de palestras e mesas de discussão relevantes ao setor.

O evento aconteceu na última quinta e sexta-feira (30/6 e 1/7) e, além de membros do legislativo municipal, contou ainda com a presença de representantes do trade turístico. Entre os temas abordados estão “A importância do legislativo para o turismo”, ”A importância de se acreditar no turismo no interior do estado do Rio de Janeiro”, “Eventos como atrativo turístico” e “Soluções para o desenvolvimento dos segmentos turísticos no estado do Rio de Janeiro”.  Além disso, foram realizadas visitas técnicas aos equipamentos turísticos.

Para o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, as autoridades municipais devem ser pontes entre o estado e os municípios, para que os temas relacionados ao turismo sejam melhor compreendidos.

“Estamos trazendo para as autoridades municipais, tanto as legislativas quanto as do executivo, a dinâmica do turismo para que eles possam nos ajudar na construção dessa ponte entre o estado e os municípios, para que as pautas de turismo em suas cidades sejam mais bem tratadas, sejam melhor entendidas. É o grande objetivo do nosso seminário”, ressaltou Neves.

O presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav), Luiz Strauss, está certo de que a maior parte das cidades do estado precisa ser despertada para o seu potencial turístico.

“É muito importante fazer com que o legislativo tenha melhor noção do potencial de interiorização de seus municípios. Tirando uma dúzia de municípios do interior que têm seus destinos conhecidos, dos 92 municípios, temos aí, com certeza, 2/3 deles com vocação, é preciso apenas despertá-los”, explicou Strauss.

O secretário de Turismo de Natividade, Júlio César Ramos, disse que é importante a união que a secretaria estadual de turismo vem promovendo com a cidade, dando suporte como este seminário e de outras maneiras também.

“Acho que o seminário é uma oportunidade de apresentarmos nossas dificuldades, os gargalos do município e também de aprendermos cada vez mais sobre o segmento. Em nosso município, contamos ainda com o suporte do projeto Turismo Presente ao secretariado da nossa região”, explicou Ramos.

O vereador de Natividade, Lucas Merson, entende que o seminário é importante para estreitar os laços entre o legislativo, o poder público estadual e municipal, e, com isso, desenvolver e fomentar o turismo no interior. E cita um exemplo.

“A gente de cidade pequena dependente da ajuda do governo estadual. Em Natividade, temos uma grande festa religiosa que atrai cerca de 12 mil pessoas, prática de voo livre, mas precisamos melhorar as estradas. Graças a essa proximidade com o estado, o secretário de Natividade já vai colocar em prática o projeto de asfaltamento”, concluiu Merson.


Leia também: Setur-RJ e TurisRio realizam Fórum Regional do Turismo Fluminense – Caminhos da Mata

Deixe uma resposta