Os clientes da Qatar Airways Cargo agora podem determinar as emissões de carbono de suas remessas por meio de uma calculadora de emissões online. A companhia aérea trabalha no desenvolvimento de uma solução de compensação de carbono totalmente integrada.

A sustentabilidade ambiental e a descarbonização, em particular, são centrais para a estratégia corporativa da Qatar Airways Cargo. Em novembro de 2021, a Qatar Airways tornou-se a primeira companhia aérea de carga a aderir à plataforma Iata Co2nnect e desde então vem trabalhando no desenvolvimento de uma solução de compensação de carbono totalmente integrada para seus clientes. O marco inicial foi alcançado recentemente com a introdução de uma calculadora de emissão de carbono de carga.

Os clientes da Qatar Airways Cargo interessados ​​em conhecer o impacto ambiental de suas remessas transportadas na rede da companhia aérea agora têm acesso a esta calculadora de emissões de carbono. Disponível no menu eServices no site da companhia aérea. A calculadora determina rapidamente as emissões totais de CO2 da remessa em quilos ou libras, dependendo da preferência do cliente. O usuário insere a origem, destino, data de voo e peso da remessa para obter as diferentes opções de voo e suas respectivas emissões de carbono.

Esta calculadora de emissões de carbono totalmente funcional foi desenvolvida com base na metodologia Iata publicada para uso em programas de compensação: ela considera automaticamente vários fatores, como tipo de aeronave, dados específicos da rota, bem como fatores de carga de passageiros e carga. A calculadora é o primeiro passo para o desenvolvimento de uma solução de compensação de carbono de carga totalmente integrada para os clientes da Qatar Airways Cargo.

Eventualmente, essa ferramenta de informação será integrada ao processo de reserva online, e os clientes receberão uma seleção de opções de projetos de compensação de carbono para escolher. O programa Iata Co2nnect garantirá que os créditos adquiridos para compensar as emissões sejam de projetos que entregam reduções de carbono verificadas e benefícios ambientais e sociais mais amplos.

“Para melhorar uma situação, é importante estabelecer o status quo. Esta ferramenta de cálculo permite que nossos clientes tenham uma melhor visão geral da pegada de carbono de suas remessas conosco. É o primeiro passo em nosso plano para oferecer uma capacidade de compensação completa como parte do programa Co2nnect que celebramos com a Iata”, anuncia Guillaume Halleux, diretor de Carga da Qatar Airways Cargo.