A Associação Rio Vamos Vencer está promovendo um evento no Hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, a ser realizado nesta quarta-feira (16). O encontro pretende debater a criação de um plano estratégico para fomentar o turismo na Cidade Maravilhosa e a reformulação da ponta aérea com São Paulo.

O primeiro painel do evento da Rio Vamos Vencer será comandado por Vinicius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, que dividirá com os presentes a sua experiência à frente da secretaria.

“A aproximação com o Rio é um benefício mútuo. No ano passado, 4,2 milhões de passageiros transitaram na ponte-aérea Rio-SP, a principal do país, de acordo com a Anac. A parceria Rio-SP historicamente deu certo, mas pode render muito mais. Um evento como este nos ajuda a renovar e criar novos projetos entre dois destinos de enorme potencial”, ressalta o secretário paulista.

Ainda pela manhã, Gustavo Tutuca, secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, falará sobre “Promoção com resultados rápidos e mensuráveis”, onde mostrará os avanços obtidos pelo setor.

E para somar ao encontro, o executivo Gérard Bourgeaiseau, que acompanhou o desenvolvimento e implementação do Plano Maravilha, compartilhará os resultados do projeto que ficou reconhecido como um caso de sucesso na promoção do Rio de Janeiro, tanto no Brasil quanto no exterior.

Marcelo Conde, presidente da Associação Rio Vamos Vencer, defende que o número de passageiros na ponte-aérea Rio-SP poderia ser muito maior se houvesse uma reformulação do modelo.

“A rota precisa voltar a ter tarifas previsíveis e endossáveis, permitindo flexibilidade nos voos e o fim da volatilidade de preços. Não podemos penalizar um executivo que precisou ficar mais uma hora em uma das duas cidades. É necessário que a ponte-aérea volte à origem, quando foi pioneira mundial e inspirou a criação de diversas pontes-aéreas no exterior”, acredita Marcelo Conde.

“Precisamos refletir sobre o papel da nossa cidade como principal cartão postal do Brasil e resgatar o protagonismo que o Rio sempre teve. O Plano Maravilha é um ótimo norte para desenharmos um plano estratégico que possa alavancar o turismo e a economia da Cidade Maravilhosa”, continuou Conde.

Já no início da tarde, haverá o debate “A importância do planejamento no Turismo”, que contará com a mediação de Vinicius Lummertz e reunirá nomes como a presidente da Riotur, Daniela Maia; o presidente do Rio CVB, Carlos Werneck; o presidente da Hoteis Rio, Alfredo Lopes; o empresário Arthur Repsold; o publisher do Correio da Manhã, Claudio Magnavita, além de Marcelo Conde e Gérard Bourgeaiseau, anteriormente citados.