Na quarta-feira (16), foi organizado pela associação Rio Vamos Vencer um encontro de diversas figuras representativas do trade turístico do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Hotel Fairmont Copacabana, para comparecer no evento “Turismo – Planejamento e Resultados: A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”.

“Nosso esforço é para conscientizar o trade e a classe política da urgente necessidade de coordenação de esforços, investimentos e verbas generosas para publicidade. Não podemos ter uma cidade, com o nosso potencial, desassistida de uma linha mestra de ação para coordenar todos as iniciativas e ações dos agentes que integram essa cadeia e, desta forma, organizar e colaborar com o turismo do país”, enfatizou Marcelo Conde, presidente da Rio Vamos Vencer, na abertura do encontro.

O seminário foi dedicado para apresentar boas práticas e programas que desenvolveram o setor, propondo uma nova agenda que possa contribuir para a recuperação e desenvolvimento do estado. Foi usado como exemplo o Plano Maravilha (1997 – 2000), apresentado ao vivo pelo próprio executivo Gérard Bourgeaiseau, que executou seu planejamento na época.

“Um dos objetivos do plano era desenvolver novos produtos e criar estratégias para aumentar a captação, a permanência e o gasto médio dos turistas. Neste período, o número de turistas que desembarcou no Rio passou de 4 milhões para 7 milhões, e a receita gerada subiu de US$ 1,18 bilhões para US$ 2,65 bilhões. Precisamos urgentemente pensar num novo plano para o Rio”, reforçou o executivo.

Aproveitando o espaço, Alexandre Monteiro, atual presidente do Rio Galeão (GIG), também reiterou a importância de acelerar a concessão unificada do Galeão com o Aeroporto Santos Dumont: “Precisamos proteger o maior aeroporto do Brasil, e a gestão unificada dos dois equipamentos garantirá o desenvolvimento e o crescimento do destino. É muito difícil ter turismo internacional com a fragmentação de conectividade existente hoje no Rio.”

Representante e vice-presidente da Hotéis Rio, o executivo José Domingo Bouzon chegou a marcar presença no seminário, reforçando que é uma decisão política transformar do turismo a principal fonte de receita do Rio de Janeiro e do Brasil: “Precisamos que os governantes tenham decisão política de investir no Turismo e de transformar o setor na principal fonte de renda nacional”.

O evento ainda contou com a presença de Vinicius Lummertz e Gustavo Tutuca, secretários de Turismo dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. Também marcaram presença o deputado Federal Otávio Leite e o senador Carlos Portinho, além de Paulo Manuel Protásio, diretor Executivo do programa Rio+30, Michael Nagy, diretor Comercial do Fairmont, Carlos Werneck, presidente do Rio CVB, Bruno Kazuhiro, Secretário Municipal de Turismo do Rio, dentre outros executivos e porta-vozes.