À medida que o verão se aproxima, os países continuam a reduzir a barreira de entrada para os viajantes. Na sexta-feira passada (22), o governo canadense anunciou mais mudanças em sua política de covid-19 que entraram em vigor nesta segunda-feira (25).
As duas mudanças mais importantes se aplicam a adultos vacinados e crianças não vacinadas. Os viajantes totalmente vacinados não precisam mais fazer um plano de quarentena caso testem positivo enquanto estiverem no Canadá. Além disso, crianças menores de 11 anos podem pular o teste covid antes da chegada, desde que acompanhadas por adultos totalmente vacinados.
O Canadá atraiu mais de um milhão de viajantes em uma semana pela primeira vez desde a pandemia, segundo dados do governo divulgados na sexta-feira (22), já que a flexibilização das restrições de fronteira do covid-19 incentivou os visitantes a voltarem ao país.
“As pessoas estão prontas para gastar mais depois de ficarem presas em casa por dois anos e querem ficar em propriedades de alto padrão, caso a covid ainda esteja por aí”, disse Alla Weintraub, consultora de Viagens de Luxo da F1S.
O Canadá impôs algumas das medidas de fronteira mais rígidas para impedir a propagação da covid-19, mas depois que Ottawa abandonou a exigência de testes para viajantes vacinados a partir de abril, as empresas de turismo começaram a ver um aumento nas reservas.
A Agência de Serviço de Fronteiras do Canadá (CBSA) disse que mais de 1 milhão de viajantes foram admitidos no país durante a semana de 11 de abril. Ainda assim, o número de visitantes caiu cerca de 44% em relação ao período de 15 a 17 de abril de 2019.
“Nossos telefones ficaram cada vez mais ocupados, isso deu mais confiança às pessoas. Ainda estamos sendo cuidadosos, mas tem sido encorajador”, disse Elyse Mailhot, gerente de Marketing e Comunicações da Discover Canada Tours.
Espera-se que o aumento da demanda de viagens seja um tema quando a Air Canada divulgar os resultados trimestrais na próxima semana.
Os gastos com turismo no Canadá aumentaram 4,4% em 2021, para C$ 50,8 bilhões (US$ 40 bilhões) em relação a 2020, quando caíram 49% em relação a 2019, mostraram dados oficiais divulgados em março. Em 2021, o turismo representou 4,1% do PIB do Canadá.
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