O personagem deste episódio da série O que vivi no Turismo, exclusiva do Brasilturis Jornal, é o jornalista Helcio Estrella que, na juventude, ainda no curso ginasial, já fazia um jornal. E na década de 1950, na revista Guanabara, pela sua capacidade conseguiu deixar a função de vendedor de anúncios para exercer a profissão de repórter. 

Aos 18 anos decidiu prestar concurso público na Escola de Polícia Civil tornando-se Investigador e Delegado. Em 1964, vítima do AI-5, foi preso e, posteriormente, como relembra, “rompeu definitivamente com a esquerda”.

Natural de Niteroi (RJ), tem em seu vasto currículo participações em importantes mídias como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e a revista Banco Hoje, entre outras. No setor público, foi redator do Serviço de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo (Sigesp) e Coordenador de Comunicação da Caixa Econômica paulista.

Em 1979, adquiriu e foi editor por 30 anos da Aviação em Revista, publicação lançada em 1938. Nesse período, criou e dirigiu o Guia Aeroespacial Brasileiro, que, a seu tempo, foi um reflexo desse segmento da economia brasileira. Lançou também os guias de Aeroclubes, de Aviação Desportiva, de Aviação Agrícola, do Táxi Aéreo, do Ensino Aeronáutico, da Carga Aérea e o Guia do Helicóptero.

Helcio Estrella fez mais de 30 viagens ao exterior, a trabalho, e morou alguns períodos na Alemanha e na Inglaterra. Aposentado, hoje com 85 anos, publicou os livros “Sabaúna, Aspectos de sua História” e “Abrajet, uma herança do jornalismo”, sobre os 60 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da qual foi Presidente Nacional por quatro anos.

Atualmente prepara o lançamento dos livros “Brasil, Pátria dos Confederados?“  e  “Herança Cultural da FAB”. Neste, faz um balanço dos investimentos da Força Aérea no campo educacional, dos quais resultaram o CTA, o ITA e a indústria aeroespacial, encabeçada pela Embraer. 

Sua atuação prossegue na esfera estadual – na parceria da Paulistur com a Coordenação de Turismo liderada por Caio de Carvalho – promovendo destinos e estâncias do Estado de São Paulo. E na federal – quando João Dória assume a presidência da Embratur – ampliando sua participação em inúmeros eventos nacionais e internacionais. Destaque para as campanhas “Novo Brasil. Novo Turismo”, “O Rio continua Lindo” “Respeite o Turista”, resgatando a imagem do Rio de Janeiro, e a “Embaixador da Paz”.

Conheça a trajetória de Helcio Estrella no 50º episódio do O que vivi no Turismo: