Em 15 de outubro de 2021 a Ita Airways estava inaugurando sua rota Milão Linate – Bari, e a partir desta data, a companhia conquistou as melhores classificações globalmente, tanto em regularidade – registrando um índice de 99,9% – quanto em pontualidade, atingindo picos recordes, apesar dos problemas críticos causados pelo setor aeroportuário conturbado. Além disso, a Ita conseguiu manter seu plano, que assenta em quatro objetivos centrais: sustentabilidade, digitalização, inovação e foco no cliente.

Após um ano do voo inaugural, com o slogan “Você é nossas asas” a companhia tem em mente um único objetivo: continuar oferecendo experiências únicas e inesquecíveis aos passageiros. Com isso, foi desenvolvido um novo conceito para as refeições a bordo nas rotas da Itália, projetadas pelo chef com estrela Michelin, Gian Piero Vivalda.

As comemorações do primeira aniversário da companhia também serão uma oportunidade única para o lançamento de uma nova parceira com a Ferrari Trento, do grupo Lunelli. A parceria faz parte de um projeto mais amplo com grandes embaixadores da excelência italiana, no qual a Ita está comprometida em criar sinergias com marcas locais que compartilham os mesmo valores.

Entretenimento a bordo

A Ita está preparando um novo programa de entretenimento a bordo, com um total de 238 conteúdos entre filmes e playlists de músicas, incluindo 80 novos lançamentos de filmes.

Outra novidade importante é a nova música de embarque e desembarque em toda a frota de médio e longo curso dedicada aos destinos da companhia, principalmente em voos internacionais.

Novos destinos intercontinentais para a temporada de inverno 2022/2023

Na temporada de inverno, a Companhia se concentrará principalmente em seu projeto de expansão de longa distância com várias novas rotas importantes:

  • No dia 5 de novembro, será lançada a nova rota de Roma/FCO para Tóquio/Haneda, operada com um Airbus A350, aeronave carro-chefe da Companhia. O novo voo estará disponível três vezes por semana, com partida às 15h40 todas as terças, quintas e sábados para o aeroporto de Tóquio/Haneda, chegando no dia seguinte às 11h35. O voo de volta (com o primeiro operado em 11/06) está programado de Haneda todas as quartas, sextas e domingos às 13h35.
  • A partir de 3 de dezembro, será lançada a nova rota de Roma/Fiumicino a Nova Deli, operada com um Airbus A330, três vezes por semana, todas as segundas, quartas e sábados, com partida do aeroporto de Roma/Fiumicino às 14h10 e chegada ao aeroporto de Nova Deli Aeroporto Internacional Indira Gandhi às 02:00, hora local. Os voos de retorno de Nova Deli partirão, a partir de 4 de dezembro de 2022, todas as terças, quintas e domingos às 03h50.
  • De 17 de dezembro a 25 de março de 2023, o novo voo direto de Roma/Fiumicino para Malè/Maldivas, será operado com aeronaves Airbus A350 e/ou A330, com frequências semanais variadas durante a temporada para atender à demanda esperada: de duas vezes por semana, aos sábados e domingos (17, 18 de dezembro e depois de 28 de janeiro a 25 de março); três voos por semana (de 21 de dezembro a 25 de dezembro e depois de 19 a 22 de janeiro); quatro vezes por semana (de 26 de dezembro a 1 de janeiro e de 11 a 15 de janeiro), e, eventualmente, cinco vezes por semana (de 2 de janeiro a 8 de janeiro) com partida do Aeroporto Fiumicino de Roma às 22h10 e chegada ao Aeroporto Internacional de Velana – Malè às 11h20, horário local.

Os novos destinos intercontinentais se somam aos voos da Ita Airways para Nova York, operados de Roma/Fiumicino e Milão/Malpensa, e para Boston, Miami, Los Angeles, São Paulo e Buenos Aires, operados de Roma/Fiumicino.

A expansão da rede da companhia são 29 acordos de codeshare com as principais operadoras globais, ampliando muito a oferta da empresa aos clientes. A ITA faz parte da SkyTeam Alliance, um grupo de 18 companhias aéreas membro que conecta milhões de passageiros por meio de uma rede global de rotas, voando para mais de 1.000 destinos e oferecendo serviços exclusivos como o Sky Priority para clientes fiéis.

Uma parceria completa com o mundo do esporte

A ITA Airways, desde a sua criação, vinculou a sua marca ao mundo do desporto, para afirmar o seu papel de embaixadora da excelência italiana: a sua nova decoração é o Blu Savoia e todos os dias aviões dedicados aos campeões de todas as modalidades esportivas italianas voam por aí o mundo.

A cia aérea buscou inúmeras parcerias com o mundo dos esportes nos últimos 12 meses. Da CONI à FIGC passando pela Sport Salute e ACI, no centro dessas parcerias está o desejo comum de desenvolver e promover o esporte italiano em todo o mundo.

  • FIGC, a Federação Italiana de Futebol: a Ita é a transportadora oficial das seleções italianas de futebol e fornecerá todas as viagens aéreas nos próximos dois anos. Nos termos do acordo de parceria, todas as seleções nacionais masculinas, femininas, juvenis, futsal, futebol de praia e e-sports serão transportadas pela companhia aérea nacional para os locais das competições internacionais em que vão disputar.
  • Sport Salute: também tem uma parceria com a Ita no apoio ao desporto e às comunidades locais, com iniciativas dedicadas a todas as pessoas que gostam de praticar esporte e o apoiam com empenho constante. A parceria representa uma sinergia entre as duas empresas e visa garantir que todos os desportistas, de amadores a profissionais, e seus dirigentes e treinadores, possam viajar de avião para os destinos das suas competições ou treinos, com tarifas e descontos dedicados .
  • Monza: quatro aeronaves com a nova pintura azul da frota da Ita levarão o logotipo das Celebrações do Autódromo: em primeiro lugar, o A350 dedicado ao lendário Enzo Ferrari, acompanhado pelo Airbus A330 dedicado a Tazio Nuvolari; e o segundo é o Airbus A319 com o nome de Alberto Ascari e Michele Alboreto.
  • Seleções Nacionais de Basquete da Itália: a importante parceria entre a Federação Italiana de Basquetebol e a companhia envolve a empresa a apoiar as equipas italianas nos próximos três anos, transportando-as em viagens nacionais e internacionais com as suas aeronaves “Azzurri”.

A Frota

A Ita começou com 52 aeronaves (sete de fuselagem larga e 45 de fuselagem estreita). A frota atualmente é composta por 69 aeronaves, incluindo seis novos Airbus A350, oito A330-200, 31 A320ceos e 18 A319ceos. A linha também incluirá quatro novos aviões Airbus A220 neste mês.

Os dois primeiros, com a pintura “Born To Be Sustainable”, farão seu primeiro voo comercial no domingo (16), e contribuirão para que a cia aérea se torne a transportadora mais ecológica da Europa, com 80% de aeronaves de nova geração na frota até 2026.

O Airbus A220 é uma aeronave de corredor único muito eficiente e permitirá à empresa se beneficiar de uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões de CO2 por passageiro, em comparação com a geração anterior. É leve, silencioso e possui altos níveis de conforto a bordo.

Operará entre Roma, Milão, Gênova, Turim, Nápoles, Genebra, Zurique e Munique. Além dos novos A220, que se juntam ao carro-chefe A350 da frota, novas aeronaves A220 e A330-900neo, A320neo e A321neo chegarão nos próximos meses.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um tema fundamental para a Ita Airways. Com o objetivo de se tornar uma referência nacional como transportadora aérea verde, eficiente e inovadora, a Ita está se equipando com uma frota moderna e ecologicamente correta que reduz o impacto ambiental.

Uma das vantagens de ser muito jovem é a possibilidade de definir de raiz as linhas de orientação de um ambicioso plano centrado na construção de uma frota verde e moderna até 2026, 80% da qual será composta por aeronaves de nova geração, a uma redução estimada das emissões de CO2 de 1,3 milhão de toneladas durante o período do Plano ’22-’26.

No dia 19 de julho, no Farnborough International Airshow, a companhia apresentou o seu ambicioso compromisso com a sustentabilidade em um manifesto, consagrando as suas responsabilidades com o planeta, as pessoas e a forma como pretende gerar valor. O manifesto dá forma ao Plano de Sustentabilidade da Companhia.

Volare

O programa de fidelidade Volare da Ita está em constante crescimento e já atingiu 700.000 membros, com novas parcerias comerciais para aprimorar sua experiência geral de viagem. Procurando oferecer mais opções e flexibilidade, a Volare visa personalizar as viagens e está firmando acordos comerciais com empresas líderes no setor de turismo.

Após o lançamento, em agosto, “Nossos Parceiros” pode recebe descontos e benefícios exclusivos de várias marcas e, tem também, a chance de ganhar pontos Volare em cada compra:

  • Avis, Budget e Maggiore: locadoras de veículos que operam em mais de 170 países em todo o mundo;
  • Aeroporto de Roma: serviço de estacionamento, o único estacionamento oficial a uma curta distância dos terminais do aeroporto;
  • Grupo Best Western: 180 hotéis em mais de 120 localidades em toda a Itália;

Os membros do programa Volare também podem converter os pontos que já acumularam em serviços de parceiros. Já, para as viagens de negócios, o novo Volare Corporate passa a oferecer benefícios aos colaboradores das empresas que formalizam acordos comerciais com a Ita Airways e optam pelas ofertas mais flexíveis.


Leia também: ITA Airways é premiada como melhor aérea corporativa para curta e média distâncias