Aprendizado, compartilhamento de boas práticas, reconhecimento e reputação. Esses são os principais benefícios e conquistas pelas empresas que se inscrevem no Prêmio de Turismo Responsável, chancela que

faz parte dos Global Responsible Tourism Awards da WTM e que chega à terceira edição na América Latina. Ano após ano, novos negócios e destinos que direcionam suas ações à sustentabilidade chegam ao conhecimento público por meio das iniciativas

apresentadas durante o evento.

O prêmio reconhece as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável, com o objetivo principal de inspirar o mercado e provocar mudanças positivas em toda a indústria de viagens e turismo.

Além do reconhecimento público pela atuação em prol do planeta, os finalistas terão feedback de especialistas e tendência a um maior retorno sobre o investimento, já que a chancela eleva os negócios a patamares superiores.

As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 31 de janeiro de 2023 para empresas de todos os portes, incluindo pequenos negócios e empreendedores individuais. As seis categorias definidas para este ano incluem a abordagem e a proposta de soluções a desafios que são fundamentais para o avanço da atividade turística de forma responsável — como combate a

mudanças climáticas, gestão de resíduos plásticos, conservação da natureza e promoção de diversidade e inclusão — e também focam nos benefícios que o turismo traz para as comunidades – destacando os melhores modelos de compras locais e as

conexões significativas entre o turista, o anfitrião e o local visitado.

Os trabalhos inscritos para o Prêmio serão avaliados por profissionais de renome em diversas áreas e entusiastas do turismo responsável que escolherão os cases que recebem as chancelas “Gold”,

“Silver” e “One to Watch”. O corpo de jurados é formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos que levam em

conta aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta.

Thais Del Ben, gerente de Marketing e Comunicação da WTM Latin America destaca a importância dos aspectos de abrangência, em relação ao porte dos inscritos, e mensuração, em relação ao processo de

avaliação. “O foco não é exclusivo nos grandes negócios ou grupos estruturados. Uma solução criativa, desenvolvida e adotada por uma pequena empresa também por ser igual ou proporcionalmente mais impactante e tem espaço em nossa premiação”,

diz.

Os finalistas serão anunciados na primeira semana de março e a premiação será entregue em 4 de abril, durante o segundo dia da WTM Latin America, no palco do Explore Transformation. O teatro também trará

debates, palestras e cases centrados em temas como diversidade, inclusão, sustentabilidade e ESG, com foco em dados e experiências para alertar agentes de viagens, operadores de turismo e toda a cadeia a repensar seus processos e

somar esforços no combate aos desafios que impactam o meio ambiente e a atividade turística de forma global.

As seis categorias que integram a terceira edição são: 1) Abordando as mudanças climáticas; 2) Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos; 3) Melhores soluções para a promoção da

diversidade e inclusão; 4) Melhores iniciativas para a conservação da natureza; 5) Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação; e 6) Melhores conexões significativas.

Os requisitos para cada tema estão disponíveis neste link.

O Prêmio de Turismo Responsável é coordenado por Gustavo Pinto, conselheiro da WTM Latin America.

Serviço

Prêmio de Turismo Responsável

Inscrições até 31 de janeiro de 2023

Anúncio dos finalistas: primeira semana de março de 2023

Entrega dos troféus e placas: 4 de abril de 2023, durante a WTM Latin America 2023


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