Com cinco unidades em três estados do Brasil, o Grupo Tauá de Resorts e Hotéis passa a ser referência quando o assunto é Governança ambiental, social e corporativa (ESG) na hotelaria. Participando voluntariamente do Pacto Global da ONU, desde janeiro de 2022, a rede investiu em projetos socioambientais e acaba de tornar-se a primeira rede de hospitalidade com todos os seus empreendimentos sendo carbono neutro no país.

A partir deste ano, as unidades da rede irão compensar todas as emissões de carbono geradas em suas unidades e pela sede administrativa. Em janeiro de 2023, 100% das suas emissões foram compensadas, o equivalente à 630 toneladas de CO2.

A neutralização foi dada por meio da aquisição de créditos de carbono gerados por um sistema de ciclo combinado, que produz energia através do gás natural e substitui o uso de combustíveis fósseis mais intensivos em carbono. O projeto investido é registrado na ONU e o certificado confeccionado seguiu as normas e orientações do programa “GHG Protocol Corporate Accounting and Reporting Standard”.

Após integrar o Pacto Global da ONU, em 2022, o Grupo assumiu o compromisso de ser carbono zero até 2030 e atuar fortemente no combate às mudanças climáticas.

Desde então, a rede começou a implementar medidas, dentre elas a criação de um departamento próprio para cuidar das ações socioambientais e de governança corporativa em suas cinco unidades. Isis Batista, gerente de ESG e SSO do Tauá, afirma que a meta foi batida antes do esperado.

“O Tauá está comprometido com a redução das emissões de poluentes responsáveis pelo aquecimento global conforme a materialidade do nosso negócio. Tínhamos o compromisso de atingir esse patamar em 2030, mas conseguimos neutralizar a emissão de carbono antes, através da aquisição de créditos”, afirmou a executiva.

A rede implementou uma calculadora para que os hóspedes conheçam sua pegada quanto ao poluente e ajudem a atuar no combate às mudanças climáticas. O cálculo estima as emissões de carbono por pessoa, considerando o número de diárias, e observando que todas as áreas e utilidades do hotel estão disponíveis para todos os hóspedes, independente da utilização.


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