Para ajudar os viajantes a pesquisar opções de turismo urbano com menos impacto ambiental, a plataforma Kayak lançou o Ranking de Cidades para Viajantes Conscientes. Roterdã, nos Países Baixos, garantiu o primeiro lugar como o destino urbano mais relevante para viajantes engajados com sustentabilidade, seguido por Amsterdã e Graz.

Sendo o turismo urbano um dos impulsionadores de viagens pelo mundo, com a expectativa de que quase 800 milhões de pessoas visitem destinos urbanos anualmente até 2025, o Ranking de Cidades para Viajantes Conscientes é um guia interativo projetado para ajudar os viajantes na hora de planejar a próxima viagem.

O levantamento analisou 167 cidades em 63 países de acordo com 28 fatores para ajudar os viajantes conscientes a tomar decisões de viagem mais informadas. É possível filtrar a classificação do ranking seguindo os fatores que mais interessam aos viajantes.

“Com o novo levantamento, estamos tornando mais fácil para os viajantes conscientes fazerem escolhas informadas para explorar os destinos urbanos”, comenta Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.

Europa lidera

Roterdã, Amsterdã e Graz são as 3 primeiras posições no ranking do Kayak, que tem as dez primeiras posições ocupadas por cidades europeias.

A cidade portuária holandesa de Roterdã obteve a pontuação mais alta, com seu aeroporto tendo um sistema avançado de gerenciamento de carbono certificado pela Airport Carbon Accreditation, com um grande número de propriedades com preços competitivos que foram qualificadas pelo Travel Sustainable Programme da Booking.com, uma grande rede ferroviária e a maior extensão de ciclovias.

Amsterdã, também nos Países Baixos, vem em segundo lugar, mundialmente conhecida por opções para bicicletas e ruas para pedestres, com alternativas viáveis para dirigir carros ecológicos e uma alta concentração de estações de carregamento de veículos elétricos. Graz, na Áustria, ocupa o 3º lugar, pontuando com ótimas conexões ferroviárias, muitas estações de carregamento de veículos elétricos e centro da cidade ideal para conhecer e caminhar.

As 10 cidades mais bem classificadas de acordo com o ranking para viajantes conscientes são:

1 -Roterdã, Países Baixos

2 – Amsterdam, Países Baixos

3 – Graz, Áustria

4 – Trondheim, Noruega

5 – Munique, Alemanha

6 – Helsinki, Finlândia

7 – Estocolmo, Suécia

8 – Zurique, Suíça

9 – Gotemburgo, Suécia

10 – Vienna, Áustria

América Latina está no pódio com Santiago do Chile, Quito e Bogotá

Santiago, no Chile, levou o grande prêmio no ranking latino-americano. O Chile oferece a maior redução nos preços médios dos voos durante a baixa temporada, com seu aeroporto sendo reconhecido pela ótima gestão de carbono de acordo com o Airport Carbon Accreditation.

Em Quito, Equador, que ficou em 2º lugar, os viajantes podem facilmente alugar carros ecológicos, pois a cidade está bem equipada com estações de carregamento de VE.

Como membro da Unesco ICCAR (Coalizão Internacional de Cidades Inclusivas e Sustentáveis), Bogotá, na Colômbia, completa o top 3 da região, mostrando um compromisso com a diversidade e a inclusão – evidente na quantidade de passeios pela cidade que são acessíveis para cadeiras de rodas (26%). O Brasil também tem três cidades no top 10: São Paulo, Porto Alegre e Salvador.


Leia também: KAYAK REVELA OS VENCEDORES DO TRAVEL AWARDS DESTE ANO