A última quinta-feira (11) foi um dia importante para o trade turístico em Prado (BA). Em cerimônia no Palácio do Turismo, com a presença de empresários, membros do poder público e representantes de instituições parceiras como o SEBRAE, tomou posse a nova diretoria da Associacao Pradense de Restaurantes, Hoteis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE). Na ocasião a instituição apresentou sua nova marca, o seu plano de ações macro e deu boas vindas aos novos associados.

A nova diretoria, segundo a presidente Eliana Alves, vem engajada e com grandes objetivos para uma nova jornada. “A APRHOPE tem um grande legado na cidade, e a nossa proposta é fortalecer a entidade para juntos promovermos o destino Prado“. A equipe também conta com a vice-presidente Caroline N Silva Lima, a tesoureira Geise Langa, a vice-tesoureira Maria Selma Amaral e a secretária Josianne Viana, além do conselho fiscal formado por Marcia Marques, Eliseu Márcio e Cleuziane de Almeida.

Na cerimônia foi também lançado o 17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado, um dos legados da APRHOPE, assim como outro evento de sucesso, o Prado Moto Rock.  Tradicionalmente realizado em outubro todos os anos, o Festival é muito aguardado por toda a cadeia produtiva do Turismo, tendo consagrado diversos estabelecimentos. É ainda sucesso de público, atraindo muitos visitantes na temporada. A edição 2023 será realizada pela APRHOPE, junto ao Sebrae e a Prefeitura de Prado.

Em 2022 o Festival evento rendeu aos estabelecimentos do município R$ 360 mil de faturamento só com a venda de 7,7 mil pratos participantes. Considerando a venda de todo o cardápio, o número chegou a 31 mil pratos, com um faturamento total de R$ 1,4 milhões no período. Gerou ainda 111 novos postos de trabalhos, com 96% das empresas considerando o Festival como positivo e já sinalizando que desejariam participar em 2023.

Como sempre o evento é temático, e para este ano será “Gastronomia em todos os sentidos: uma celebração à cozinha multissensorial”. A ideia é que estabelecimentos participantes utilizem de cores, aromas, texturas e sabores que estimulem além do paladar, algum dos outros 4 sentidos: tato, olfato, visão e audição.

“Nós do Sebrae temos a honra de dizer que fazemos parte da Aprhope, acompanhando diversas diretorias”, comemora Taisa Cancela, gestora de Projetos do Sebrae. “Aproveito esse momento para também lançarmos a 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural do Prado, que está no calendário nacional e vem marcando tradicionalmente a cidade“, complementa a executiva.

O vice-prefeito de Prado, Antônio Carlos, comemorou a posse e o lançamento, ambos em benefício do município. “Hoje assume uma diretoria alinhada com premissas que a gestão do Prado defende, que envolve as belezas naturais, responsabilidade social, respeito às comunidades tradicionais, trazer a perspectiva do pradense“.

SERVIÇO

Evento: 17º Festival Gastronômico e Cultural do Prado – “Gastronomia em todos os sentidos”
Endereço: Sede do município de Prado e seus distritos de Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.
Data: 06 a 22 de outubro de 2023
Inscrições: Até 18 de junho, clicando neste link.

Foto: Divulgação/APRHOPE


Leia também: Evento em São Paulo fomenta o turismo de luxo em Alagoas