Durante a pandemia, a Visit Berlin deixou de realizar promoção em importantes mercados emissores para o turismo da capital alemã. Retomando essas atividades, o órgão realizou hoje (18) um evento com a imprensa para divulgar dados turísticos e novidades do destino. O encontro, em formato de brunch, aconteceu no Futuro Refeitório, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

“Com o fim das restrições sanitárias, o turismo na Alemanha tem se recuperado com bastante intensidade. Em Berlim, temos registrado cifras cada vez maiores e próximas dos níveis pré-pandemia”, conta Carlos Carbone, Latin America Market & Media Relations manager do Visit Berlin. “No ano passado, por exemplo, a hotelaria da cidade registrou taxa média de ocupação de 79%, mesmo com os quatro primeiros meses fechados. Do começo de 2023 até março, a taxa já se encontrava em 60%. Com esse resultado, a hotelaria do destino se encontra em sexto lugar na indústria hoteleira internacional”, revela.

Em 2022, Berlim contou com mais de 37,4 mil visitantes do Brasil, respondendo por aproximadamente metade do patamar de 2019 e totaliza 127,7 mil pernoites. Já do começo de 2023 até março, o número de turistas do Brasil registrado foi de 9,2 mil, contabilizando por 30,3 mil pernoites e representando aumento de 117% frente ao mesmo período do ano passado – época em que a Alemanha ainda possuia restrições de entrada de turistas.

Carbone aponta ainda que Berlim está no 5º lugar do ranking da Europa em níveis de visitantes e duração de estadia. “Um dos muitos motivos para viajar para nossa capital são os preços hoteleiros. Ainda que tenham aumentado um pouco nos dois últimos anos, para garantir a manutenção das operações em função da macroeconomia, a ampla oferta hoteleira da cidade ainda mantém os preços bastante acessíveis em relação a outros destinos europeus”, alega o executivo.

Novidades

A grande novidade na estrutura turística de Berlim, segundo Carbone, é o Berlin Brandenburg Airport. Inaugurado em 2020, é o único terminal aéreo ativo da região. Até então, o aeroporto contava com poucas conexões de longa distância, que se concentravam nos terminais de Munique e Frankfurt. Agora, cada vez mais companhias aéreas internacionais estão estabelecendo rotas na capital alemã, garantindo conexões com Washington, Nova York, Qatar, Dubai, Cingapura e Pequim.

“Estamos trabalhando bastante para conseguirmos uma conexão direta com São Paulo, inclusive conversando com a Azul Linhas Aéreas, visto que os números de visitantes brasileiros ao destino é bastante expressivo”, afirma Carbone. “Vale destacar que o Brasil é o segundo maior mercado emissor das Américas a Berlim, atrás apenas dos Estados Unidos. Só até março, tivemos 30 mil estadias de brasileiros”, complementa o executivo da Visit Berlin.

“Importante dizer que, embora a Alemanha esteja registrando de 30% a 40% menos volume aéreo que no pré-pandemia, os números de visitantes a Berlim está cada vez menos importante, conforme melhora a qualidade dos visitantes”, conta Carbone. “Não no sentido de terem mais dinheiro, mas turistas de longa duração que querem visitar e conhecer toda a cidade e seus atrativos, em vez de público de festa nos finais de semana”, explica.

A partir disso, Carbone apresentou as principais novidades do destino em relação à oferta cultural, hoteleira e gastronômica. Além da reestruturação do centro cultural, também foi destacado a abertura do Humboldt Forum, o Museu do Século XX no Kulturforum, o Museu Samurai – único da cultura nipônica do continente europeu –, o Jardim das Esculturas. O executivo também listou os novos hotéis do destino, destacando diferentes propostas de estadia, incluindo a adaptação de edifícios antigos e hotéis sustentáveis.

No que se refere à gastronomia, o destino conta com 23 restaurantes que somam 30 estrelas Michelin, incluindo oito estabelecimentos com estrelas verdes – reconhecidos por utilizar apenas ingredientes regionais. Além de outras propostas de restaurantes para diferentes públicos, Carbone também apresentou a agenda de festivais gastronômicos do destino.

Carbone apresentou ainda o guia virtual do destino Going Local Berlin, que garante aos turistas mais de 700 dicas personalizadas, sugestões de rotas e recomendações com base na localização. Por fim, também foi revelado as novas propostas e certificados sustentáveis da cidade, além das versões B2C e B2B do site visitberlin.com, com informações para turistas e agentes de viagens, respectivamente.

Foto: Matheus Alves


Leia também: São Luís fará capacitação online com foco no São João