Apesar de restrições de viagem em curso, maior tempo de espera de visto e desafios econômicos, o turismo internacional demonstra recuperação gradual. Isso é o que mostra relatório do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB). Em 2022, Miami registrou 286 mil visitantes, sendo o Brasil o segundo principal mercado internacional de pernoite. 

Apesar do turismo doméstico ter impulsionado o destino no ano passado, há um ressurgimento dos mercados internacionais, com os canadenses liderando a retomada. Além disso, Reino Unido e Espanha, ausentes em 2021, voltam ao cenário de recuperação ocupando o quinto e o sexto lugar de destinos internacionais, respectivamente. 

Os mercados latino-americanos também continuaram a prosperar e, em 2022, a Colômbia manteve sua posição como principal mercado internacional de pernoite pelo segundo ano consecutivo, contabilizando 432 mil visitantes.

Confira o ranking completo abaixo:

Com aumento de 13% na visitação internacional em comparação com o ano anterior, essa tendência indica perspectiva positiva para a indústria. Os viajantes internacionais comprometeram 25% do mercado de pernoites, com 4,7 milhões de visitantes. Estes contribuíram para 29% dos gastos turísticos. A América Latina manteve seu status como importante mercado de origem. 

A Grande Miami e Miami Beach receberam mais de 26,5 milhões de visitantes em 2022. O aumento do número de viajantes também resultou no alavancamento da injeção econômica gerada, superando US$ 20,8 bilhões, 8% a mais do que foi registrado em 2021. Além disso, foram mais de 17,1 milhões de pernoites de quartos de hotel vendidas em 2022, 17% acima frente ao ano anterior. A recuperação do mercado internacional de visitantes noturnos destacou uma taxa de crescimento constante de 2,7% em 2022.

“Acreditamos fortemente que esses resultados de 2022 podem ser atribuídos à linha de estrelas, atrações, comodidades, restaurantes, acomodações e ao trabalho incansável de parceiros do setor. Mas os números por si só não contam toda a história do que significa o sucesso sustentado nesta indústria. O turismo alimenta o crescimento do emprego e a vitalidade econômica, resultando em benefícios de qualidade de vida por causa dos impostos sobre visitantes que apoiam tudo, desde artes e cultura até saúde e transporte”, disse David Whitaker, presidente e CEO do GMCVB. 

O Aeroporto Internacional de Miami (MIA) atendeu mais de 50,6 milhões de viajantes e recebeu algumas novas companhias aéreas: Southwest Airlines, Jetblue e Spirit Airlines. O mercado de cruzeiros, por sua vez, teve aumento no volume de hóspedes e chegou aos níveis de 2019. 

Para este ano, o GMCVB visa expandir as ofertas e melhorar a experiência dos visitantes. Ao mesmo tempo, a entidade quer apostar em campanhas de marketing e branding como “Find Your Miami”, ação promocional que visa destacar a riqueza cultural dos bairros de Miami e experiências de todo o condado. 

O GMCVB também concentrou-se no pipeline de talentos, apoiando o desenvolvimento de sua Black Hospitality Initiative e recentemente levantou mais de US$ 200 mil para apoiar bolsas de estudos. A organização também está tomando medidas para ampliar seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão.