O Aeroporto Internacional de Vitória – Eurico de Aguiar Salles, em parceria com a Azul, passa a adotar o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. Com essa decisão, o principal aeroporto capixaba integra agora a lista de 14 bases da APU que colaboram para reduzir em até 73% o uso do QAV enquanto as aeronaves estão em solo.

Atualmente, já são 14 bases pelo país: incluindo além de VCP e, agora, o Aeroporto Internacional de Vitória (VIX), os aeroportos de Goiânia (GYN), Curitiba (CWB), Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Congonhas (CGH), Confins (CNF), Brasília (BSB), Rio de Janeiro (SDU), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO).

Segundo Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, os resultados do APU Zero até agora têm estimulado cada vez mais o crescimento do programa e o interesse de novos aeroportos por onde circulam os mais de 900 voos da companhia diariamente.

“O uso de APU em solo, nas bases que adotam o nosso programa, caiu de 42%, em abril do ano passado, para 14%, em abril. E isso resultou em uma diminuição de 73% no combustível consumido em solo –o que evitou a emissão de 49 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Só em nossa base de Vitória (VIX), a previsão é de que o uso de APU – que hoje é de 61% – caia em breve para 13%”, explica Tkacz.

Todos esses resultados têm motivado a ampliação do programa, e a quantidade de bases parceiras não deve parar por aí. A previsão é de que, até o final do ano, 20 dos principais aeroportos do Brasil já estejam preparados para apoiar e adotar o APU Zero.


Leia também: BICAMPEÃ: AZUL CONQUISTA PELA SEGUNDA VEZ OS MELHORES ÍNDICES DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE