A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, deu início a uma campanha educativa com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da soltura de balões e pipas, assim como a manipulação de drones na região do sítio aeroportuário.

A campanha, que é direcionada a alunos do ensino fundamental de cinco escolas da rede municipal de Guarulhos, será ilustrada com dez apresentações lúdicas teatrais. Já os professores e as lideranças comunitárias locais irão participar de palestras realizadas pela equipe de segurança operacional da GRU Airport, e de visitas guiadas às áreas operacionais do aeroporto.

Com o objetivo de ampliar o alcance para conscientização de um grande número de pessoas, a campanha também será veiculada nas redes sociais, com vídeo animado apresentando os riscos e os números de ocorrências registradas nos últimos anos.

No Brasil, soltar balão é crime. Nos meses de junho, por conta das comemorações juninas, e de julho, época de férias escolares, a soltura acontece em maior escala. No ano de 2022, mais de 33 balões invadiram as áreas do aeroporto. De janeiro a maio deste ano, nove balões foram recolhidos.

“Os riscos de balão no aeroporto colocam em perigo as operações de solo, podendo cair próximo de uma aeronave na hora do abastecimento e, quanto maior, mais elevado o risco, por isso reforçamos a campanha com ações de conscientização com as escolas e a comunidade, para que os participantes possam ser multiplicadores do alerta sobre os riscos dessa prática”, destaca Admilson Reis, diretor de operações da GRU Airport.

Pipas e drones

Em 2022 a equipe do aeroporto recolheu mais de 443 pipas. De janeiro a maio deste ano, já foram recolhidas 206. As pipas chamam a atenção da segurança da aviação, pois o cerol utilizado nas linhas ou o uso da linha chilena, em contato com partes das aeronaves podem causar danos, enroscar em equipamentos primários de voo, prejudicar os comandos, assim como também colocam em risco centenas de pessoas que trabalham circulando nos pátios de manobras.

Os drones também são equipamentos que prejudicam a operação aeroportuária. A apuração de uma ocorrência com um drone pode acarretar no fechamento do espaço aéreo, suspensão de pousos e decolagens e na alternância de voos para outros aeroportos.


Leia também: GRU AIRPORT TRANSPORTA 3,14 MILHÕES DE PASSAGEIROS EM ABRIL