Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que um dos principais receios dos viajantes brasileiros sobre as férias está relacionada ao orçamento, dado que um em cada cinco (19%) se preocupa em precisar gastar mais do que havia planejado. Apesar das preocupações e do cenário econômico, dois terços (65%) planejam gastar mais dinheiro com viagens em 2023, o que significa 19 pontos percentuais acima da média global.

De acordo com Nelson Benavides, gerente Regional da Booking.com no Brasil, “alguns vizinhos latino-americanos estão bem alinhados com os brasileiros nesse quesito, como os argentinos (69%), mexicanos (65%) e colombianos (62%). Isso mostra que os turistas da América Latina querem compensar o tempo em que não puderam viajar nos últimos anos, devido à pandemia, e estão dispostos a gastar mais para isso em 2023”.

Para entender com mais profundidade como será distribuído o orçamento do brasileiro nas férias, os viajantes que pretendem investir mais dinheiro foram questionados sobre quais gastos devem mudar este ano, na comparação com o anterior:

  • Quase metade (48%) respondeu que pretende gastar mais durante o período da viagem;
  • Um número parecido (45%) deve fazer viagens mais longas;
  • Já 43% planejam viajar para destinos mais distantes de casa;
  • Dois em cada cinco (40%) querem aumentar o número de viagens;
  • Aqueles que cogitam se hospedar em uma acomodação mais luxuosa ou viajar na alta temporada representam 24%.

Por outro lado, no Brasil, 11% dos respondentes declararam que pretendem gastar menos em suas férias este ano e relataram em quais elementos da viagem têm a intenção de investir um valor menor em 2023:

  • 43% pretendem se hospedar em locais mais econômicos;
  • 39% vão optar por destinos mais baratos;
  • 38% fará viagens mais curtas;
  • Diminuir os gastos durante o período da viagem foi apontado por 34%;
  • Quase um terço pretende tirar férias na baixa temporada ou planejar uma viagem de acordo com descontos ou promoções (ambos 31%);

O estudo mostrou também que, após verificarem preços e localização, a segunda informação mais importante para os turistas do país na hora de reservar uma acomodação é método de pagamento (26%) – número dez pontos percentuais acima da média global -, atrás somente das avaliações de outros viajantes (40%). Já em relação aos serviços em acomodações que os brasileiros têm interesse em pagar um valor extra estão:

  • Café da manhã (57%)
  • Tours e atividades (48%)
  • Serviço de quarto (30%)
  • Estacionamento e frigobar (ambos 21%)

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