A Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e o Sistema de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com a parceria da Noctua, produziram uma pesquisa onde apresentam um amplo e sólido panorama do setor e de novos investimentos no Brasil, o que significa que o setor de parques segue em crescimento. A pesquisa aconteceu em março deste ano.

Herbet Klassa, diretor de Desenvolvimento Estratégico da Adibra, fez algumas observações sobre o sucesso nos resultados da Gestão e Liderança desses empreendimentos, que podem ser divididos em duas dimensões: organizações inteligentes sendo a Gestão, como marketing, estratégia, finanças, operações, tematizações, tecnologia, eventos, etc; e organizações saudáveis sendo Liderança, como clima organizacional positivo, moral elevada das equipes, baixa rotatividade, alta produtividades, nível de organização, etc.

De acordo com Klassa, o que vem acontecendo com muitas empresas – de vários setores – é o desafio em lidar com a gestão e a liderança. A gestão ocupa a maior parte do tempo da dedicação dos executivos, enquanto a liderança fica amplamente negligenciada. Sendo assim, a cultura saudável é um fator decisivo para resultados positivos – exatamente o que os parques apresentam.

“A palavra ‘encantar’ nos parques e atrações turísticas é fundamental para atrair visitantes. Quanto mais saudável for a organização, mais inteligente ela tende a ficar. Portanto, encerro com um apelo para que empresários e executivos de grandes, médias e pequenas empresas do setor de parques tenham um foco maior na dimensão ‘saúde’ de suas organizações; é bom, faz bem e dá resultado”, finaliza o executivo.


Leia também: ADIBRA LANÇA ATUALIZAÇÃO DA ABNT NBR 15.926