Localização estratégica, infraestrutura completa, incentivos fiscais e foco em inovação. Esses são alguns dos atributos responsáveis por atrair empresas e startups para Joinville e que a colocaram entre as três melhores cidades para empreender no Brasil em 2023, conforme o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023. Como consequência a esse movimento, o destino também figura entre os mais desenvolvidos no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).

O calendário de eventos da cidade conta com uma diversidade de encontros que vão desde pequenas exposições e rodadas de negócios setoriais até grandes festivais e congressos que atraem milhares de pessoas. Entre os destaques corporativos estão a Expogestão – um dos maiores encontros empresariais do Brasil, com cerca de 7 mil participantes por edição –, a Interplast – um dos eventos mais importantes da indústria do plástico na América Latina – e a Intermach – voltada à indústria mecânica.

Há ainda os eventos culturais que vêm ganhando fama Brasil afora, como o Festival de Dança – que atrai bailarinos do Brasil e do exterior – e a tradicional Festa das Flores, além do SuperXP, maior evento de cultura pop de Santa Catarina que aconteceu em 17 e 18 de junho, com a participação de 15 desenvolvedores e estúdios de games e mais de 13 mil visitantes.

Os destaques para eventos de grande porte são o Expoville – maior do gênero no Sul do Brasil, com mais de 210 mil m² de área total e cerca de 20 mil m² de área coberta, além de 13 auditórios – e o Centreventos Cau Hansen – espaço multiuso com diferentes áreas para eventos e uma arena que, sozinha, é capaz de receber 6 mil pessoas. Os hotéis também desempenham um importante papel na oferta de espaços para eventos, com centros próprios e espaços modulares preparados para receber encontros de diferentes portes.

Há ainda a disponibilidade de locações mais exclusivas, como o Barco Príncipe, iate turístico que navega pela Baía de Babitonga até São Francisco do Sul e recebe eventos sociais e corporativos para até 417 convidados. Outra opção é o espaço de exposições do Instituto Juarez Machado, situado em um ambiente climatizado e sonorizado que está apto para receber pequenos eventos, exposições e debates, entre outras propostas.

A cidade também atende aos adeptos do bleisure, com sua ampla e diversificada oferta de atrativos que inclui tours culturais, rurais e gastronômicos. Entre as opções estão city tours históricos, passeios náuticos, roteiros rurais e um circuito formatado com oito rotas de cicloturismo, entre outras.

As manifestações artísticas se destacam pela cidade, tendo como carros-chefes as apresentações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e espetáculos do Musicarium – Academia Filarmônica Brasileira. O viajante também encontrará em Joinville uma ampla oferta gastronômica que vai desde os cafés coloniais típicos até menus focados em frutos do mar, sem deixar de lado a culinária internacional, vivências com produtores rurais e tours cervejeiros.

Além da diversidade de espaços e opções de lazer para esticar a estada, acessibilidade é outro ponto forte. Joinville conta com um aeroporto que fica a 20 minutos do centro e está bem conectado à malha aérea doméstica – com voos da Azul, Gol e Latam para destinos importantes para o viajante de negócios, como São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Viracopos (Campinas-SP) e Porto Alegre (RS), além de um terminal rodoviário que atende bem ao viajante regional. Cinco portos marítimos e outros dois aeroportos estão em um raio de 130 quilômetros da cidade que é cortada pela BR-101, uma das principais rodovias do país.


Leia também: Brickell Travel junta-se à Comunidade One Global