Rio de Janeiro (RJ) e Penedo (AL) são as cidades escolhidas para representar o Brasil nas categorias “Literatura” e “Cinema”, e vão participar da seleção para compor a Rede de Cidades Criativas da Unesco. A escolha dos dois municípios aconteceu na última quinta-feira (22), após a reunião de comitê formado por técnicos do MTur, da Cultura, e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil.

“O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na Rede, tendo 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, disse Daniela Carneiro, a ministra do Turismo.

A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando foram escolhidas as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) para participar do concurso. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música.

A Rede de Cidades Cristivas da Unesco tem como objetivo favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.


Leia também: CUNHA SE CANDIDATA ÀS CIDADES CRIATIVAS DA UNESCO