A cidade de Park City, em Utah, está desenvolvendo ações sustentáveis em diferentes vieses. O olhar especial voltado à preservaçao natural, à inserção dos moradores na economia e ao desenvolvimento de negócios liderados por membros da comunidade a coloca em destaques no radar do viajante que considera esses aspectos para a escolha do próximo destino de férias

Uma das provas desse comprometimento é o recém-lançado programa de subsídios que irá destinar até US$ 30 mil para financiar projetos de turismo sustentável que ajudam a apoiar os objetivos traçados no Plano de Turismo Sustentável. Lançado em setembro de 2022, o plano pretende criar um futuro em que Park City considere os benefícios comunitários e ambientais com o mesmo peso dado aos econômicos. O plano é novo, mas as iniciativas focadas no desenvolvimento sustentável estão em vigor há anos.

Com a meta de ter suas operações neutras em carbono até 2030, o Park City foi a primeira cidade de montanha nos EUA a operar uma frota de transporte públco com zero emissão. Também foi a primeira a criar uma frota composta 100% por bicicletas elétricas e lançar um programa de compartilhamento das e-bikes, em 2017, em parceria com o Condado de Summit.

Outra frente importante foi a criação do selo “Made in Park City”, disponibilizado aos estabelecimentos que investem na produção local de uma ampla gama de itens que vai de alimentos a itens de vestuário. Os dois resorts de esqui – Park City Mountain e Deer Valley Resort – cumprem uma série de requisitos, incluindo o uso de canhões de neve de baixo consumo e revisão constante de serviços e amenidades – até grandes equipamentos.

O novo programa chega para incentivar novos adeptos e consolidar de vez a cultura da sustentabilidade na cidade. “O subsídio irá permitir às organizações elegíveis a oportunidade de iniciar e impulsionar sua jornada em um caminho em direção ao turismo reimaginado e consciente”, finaliza Jennifer Wesselhoff, CEO e presidente do Park City Chamber & Visitors Bureau.


Leia também: PARK CITY MOUNTAIN PRORROGA A TEMPORADA ATÉ 23 DE ABRIL