A SITA, fornecedora de TI para o setor de transporte aéreo, e a UrbanV, operadora italiana de vertiportos, assinaram um Memorando de Entendimento para desenvolver uma experiência digital de passageiros para os vertiportos da UrbanV em Roma, que devem começar a operar em 2024.

A partir do vertiporto de teste da UrbanV no Aeroporto Fiumicino de Roma, ambas as partes projetarão, testarão e refinarão um novo ecossistema de processamento e operação de passageiros para apoiar o primeiro voo entre Fiumicino e o centro da cidade de Roma. A SITA implantará sua experiência em transporte aéreo para a emergente indústria de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), desenvolvendo novos padrões operacionais e uma experiência digital para o passageiro. A parceria alavancará o portfólio da empresa, que inclui uma ampla gama de soluções de TI para gestão de aeroportos, conectividade de rede, operações de passageiros, voos e aeronaves.

A SITA e a UrbanV também colaborarão estreitamente para testar e validar o conceito de plano de operações da UrbanV em Roma, e avaliar potenciais sinergias comerciais em todo o mundo para um go-to-market conjunto no segmento de Mobilidade Aérea Avançada e Urbana.

O UrbanV prevê que os vertiportos sejam interoperáveis por vários operadores de eVTOL e integrados ao ecossistema de aviação local, como o Aeroporto de Fiumicino. Isso está alinhado com a visão da SITA de que os sistemas de vertiporto são pontos naturais de emparelhamento e integração com componentes e serviços compartilhados para facilitar a troca de dados, proporcionando eficiência de custos e economias de escala para todos os operadores de AAM.

“A UrbanV e a SITA possuem expertise em aviação e foco na inovação. Isso nos permitirá desenvolver uma abordagem modular e repetível para projetar, construir e operar vertiportos globalmente. A Itália será nosso país de lançamento, e Roma uma das primeiras cidades do mundo onde os serviços AAM estarão disponíveis. Esta parceria nos permite oferecer uma proposta de valor única a ser dimensionada globalmente e acelerar a adoção de serviços AAM”, ressalta Carlo Tursi, CEO da UrbanV.

“Acreditamos fortemente no desenvolvimento do mercado de AAM, acertando desde o início através de vertiportos, que são hubs de mobilidade integrada. Este acordo visa moldar a experiência de viagem futura na vertiportos globalmente. Juntos, exploramos novos padrões e uma experiência digital do passageiro, aproveitando nossa expertise mútua em transporte aéreo para a indústria de (AAM). Isso acelerou uma adoção segura da Mobilidade Aérea Avançada na Itália e em outros países”, finaliza Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.


Leia também: 48 estados em menos de 48 horas: recorde mundial do Guinness