A companhia aérea Azul, líder em quantidade de voos e destinos no Brasil, comemorou a adição de mais uma aeronave turboélice ATR 72-600 à sua frota. Serão quatro aeronaves no total, equipadas com novos motores Pratt & Whitney Canada e capacidade para 72 passageiros, representando um avanço significativo para a empresa.

As primeiras duas aeronaves já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto a terceira começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave está prevista para chegar nos próximos dias e iniciar suas operações em agosto.

De acordo com Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul, as aeronaves estão equipadas com o novo motor PW127XT-M, que promete reduzir os custos de manutenção em até 20%. Os motores apresentam melhorias técnicas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados, resultando em uma redução de pelo menos 3% no consumo de combustível.

Os turboélices ATR, juntamente com as aeronaves Cessna Grand Caravan, desempenham um papel estratégico no desenvolvimento da aviação regional liderada pela Azul. Devido ao seu tamanho, os turboélices têm facilidade para pousar em aeroportos menores e pistas mais curtas, inadequadas para jatos. Além disso, eles possuem uma escada de embarque embutida na porta. Essas aeronaves atuam em rotas com menor demanda e contribuem para o crescimento de novos mercados.

Investir em aeronaves menores permite à Azul diversificar sua malha aérea, atendendo a cidades anteriormente não atendidas por voos regulares. A frota de 40 ATRs da empresa tem sido transformadora para muitas cidades brasileiras, impulsionando o turismo e criando oportunidades para os passageiros, além de garantir a flexibilidade característica da malha aérea da Azul.


Leia também: AZUL CARGO E ZURICH AIRPORT BRASIL ASSINAM ACORDO DE EXPANSÃO