O Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), desenvolvido pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), revela que em abril deste ano as empresas gastaram aproximadamente R$ 9,1 bilhões em viagens, apresentando um aumento anual de 11,5%. Esse é o melhor desempenho para o mês desde 2015.

No acumulado do quadrimestre, a indústria registrou um crescimento de 23,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, representando um incremento de R$ 6,4 bilhões e totalizando R$ 33,6 bilhões.

Segundo o estudo, as variações anuais não indicam um esfriamento no setor de viagens corporativas, mas sim um crescimento mais moderado. O aumento de 11,5% em abril ficou abaixo dos 16,9% registrados em março e dos 52,7% em fevereiro. Esses resultados são consequência da base de comparação que está se tornando cada vez mais elevada. A partir de agora, os meses serão analisados em períodos considerados “normais”, sem a interferência da pandemia.

“Os resultados de abril e a soma do quadrimestre continuam apresentando crescimento positivo. Nos relatórios anteriores, sobre janeiro, fevereiro e março, já tínhamos mostrado o melhor desempenho dos meses desde 2015. E os comparativos com 2022 agora serão ainda mais representativos, pois vamos avaliar com um período sem a crise da pandemia da covid-19. A perspectiva é de manter esse aumento, mesmo com porcentagens menores”, revela Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da ALAGEV.

Outra constatação apresentada pela pesquisa é que os preços de certos serviços, como o transporte aéreo, estão menos pressionados em comparação ao ano anterior, com valores até mais baixos. Esse contexto contribui para que as variações no LVC sejam mais moderadas. Embora haja alguma redução nos preços, a demanda tem aumentado significativamente, o que mantém um saldo positivo devido à recuperação econômica.

Os dados favoráveis registrados em março e abril, com faturamento superior a R$ 9 bilhões, indicam que o setor corporativo ganhou ainda mais impulso após o carnaval. Em importantes regiões, como São Paulo, grandes feiras e eventos impulsionaram a atividade.

O crescimento de 1,9% do PIB brasileiro no primeiro trimestre é um indicativo positivo do atual progresso da economia, especialmente nos setores do agronegócio e de serviços. As viagens corporativas estão diretamente ligadas a esse desempenho, uma vez que refletem o crescimento das empresas e, consequentemente, o aumento de suas despesas com passagens aéreas, ônibus, hospedagem, entre outros, para atender clientes, conduzir negócios e participar de feiras e eventos.

De acordo com o LVC, os dados de abril demonstram a estabilidade do mercado de viagens corporativas no Brasil, que deve continuar em expansão. Com a proximidade da redução das taxas de juros, há expectativas ainda mais favoráveis para o segmento no segundo semestre e no próximo ano.


Leia também: ALAGEV ABRE INSCRIÇÕES PARA LAMEC 2023