O Dreams Eco Park tornou-se a sala de aula do curso de Condicionamento Animal, em Foz do Iguaçu (PR), realizado pela Bioadap, empresa especializada em bem-estar de animais silvestres e exóticos do Brasil. O curso tem como objetivo evitar situações de estresse, como conteções físicas e químicas, garantindo o bem-estar dos bichos. O parque foi escolhido por possibilitar a interação com diversos grupos de animais, desde cavalos e animais da fazenda, até silvestres e exóticos.

Durante quatro dias os veterinários e biólogos de várias partes do Brasil e também colaboradores do Eco Park, aprenderam sobre como ensinar os animais a entender os comandos dos profissionais e cooperar durante procedimentos de rotina, como higienização, alimentação ou exames veterinários.

Segundo a bióloga Anna Célia Leite, o trabalho do biólogo ou veterinário em um empreendimento de fauna é mas efetivo quando o animal coopera. Para isso, é preciso condicioná-lo de maneira positiva. “Nesse curso, ensinamos os profissionais a mostrar para os animais que nada de ruim vai acontecer a eles durante os manejos”, explicou. “Já imaginou precisar tirar um prego da pata de um cavalo sem a cooperação dele. Será sofrido tanto para o profissional quanto para o animal. Nosso objetivo é promover uma boa relação entre homem e animal”, completou Anna.

O Eco Park fica aberto diariamento, e as apresentações do Cavalo Crioulo e das Aves de Rapina ocorrem em dois horárioas: pela manhã (10h) e à tarde (15h30). Entre esses horários os visitantes podem conhecer a Mini Fazenda que abriga mini porcos, vacas, bezerros, avestruzes, um casal de lhamas, entre outros animais. Também é possível fazer o passeio no “Imersão das Aves”. No espaço, há mais de 50 aves voando livre pelo recinto, desde passarinhos até araras. Entre elas, papagaios, trinca-ferro, bico-de-pimenta, canário-da-terra, azulão, curió, coleirinho, pavões e gansos.


Leia também: DREAMS ECO PARK AMPLIA HORÁRIO DE ATENDIMENTO EM JULHO