O município de Ribeirão Pires, que tem o título de Estância Turística desde 1998, impulsiona o setor e oferece opções de lazer para visitantes e moradores. Entre os segmentos turísticos, destacam-se o religioso, o ecológico, rural e de compras.

“Esta estância tem a vantagem de oferecer um clima serrano e tem como principal atração a Represa Billings, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, considerada a maior caixa d’água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). No local, é possível velejar, praticar esportes náuticos, pescar, além de conhecer sítios e parques nos arredores da represa, com infraestrutura para toda a família”, informou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Na região da Billings, há vários parques, entre eles, o Parque Municipal Milton Marinho de Moraes. Com o privilégio de estar localizado numa área de proteção de mananciais, é possível encontrar na região várias espécies da flora da Mata Atlântica, como a samambaia-açu e os ipês-roxo e amarelo, além de animais característicos como pacas, capivaras, tatus, gatos-do-mato, saguis e jaguatiricas.

As atrações do destino passam pelo Mirante Santo Antônio, com mais de 800 metros de altitude e vista panorâmica da região. No local, há também a Capela de Santo Antônio do Mirante, que demorou quase dez anos para ser construída. Já a Capela de Nossa Senhora do Pilar, mais conhecida como Capela do Pilar, foi construída em 1714 como pagamento de uma promessa e hoje é uma opção para fiéis.

Já a Vila do Doce, um espaço tomado por quiosques de alimentação e artesanato, foi inaugurada em janeiro de 2008 e passou a ser mais um atrativo. O tradicional do Chocolate de Ribeirão Pires acontece todos os anos, e nesta semana terá sua 14ª edição (28 de julho a 13 de agosto), no Complexo Ayrton Senna. O espaço conta com 36 chalés de gastronomia, divididos em duas praças de alimentação cobertas, entre doces e salgados e chalés de artesanato, além de atrações musicais.


Leia também: TURISMO DE SP LIDERA ENCONTRO DE FOMENTO AO TURISMO FERROVIÁRIO