Texas é conhecida pela carne assada, pela indústria petrolífera, por figuras luminosas e amplas áreas ao ar livre. O que não é tão conhecido é o turismo de cruzeiros. No entanto, o Porto de Galveston está trabalhando para mudar essa realidade.

Por muito tempo ofuscado pela Flórida, o único porto de cruzeiros do Estado do Texas está passando por um crescimento notável. O número de passageiros que embarcam a partir do Porto de Galveston está em ascensão, uma vez que as companhias de cruzeiro estão investindo pesadamente em terminais e ancorando seus maiores e mais modernos navios no Golfo do México.

Atualmente, o porto de cruzeiros de Galveston, com seus três terminais, é o quarto mais movimentado dos Estados Unidos. Os três portos mais movimentados – Port Canaveral, Port Miami e Port Everglades – estão todos localizados na Flórida, o epicentro da indústria de cruzeiros.

Entretanto, Galveston está crescendo rapidamente. Estima-se que o porto receba 1,3 milhões de passageiros este ano, estabelecendo um recorde histórico, superando consistentemente os números de anos anteriores, como os 861.000 passageiros em 2016 e ultrapassando o recorde anterior de 1,09 milhões em 2019. O porto se recuperou rapidamente após a queda durante a pandemia, alcançando 1,04 milhão de passageiros no ano passado.

Rodger Rees, diretor portuário de Galveston Wharves, que gerencia o porto, afirmou que “um crescimento de trinta por cento é sem precedentes nesse setor”, mas a demanda crescente reflete o aumento das viagens de cruzeiro.

Além disso, mais pessoas estão vivendo a uma curta distância de carro de Galveston do que nunca, algo que chama a atenção das principais companhias de cruzeiro.

O Texas foi o terceiro estado que mais cresceu nos Estados Unidos na última década, abrigando uma população de quase 30 milhões de pessoas, perdendo apenas para a Califórnia.

Rees destacou a localização estratégica de Galveston: “Estamos próximos de um grande número de pessoas”.

Neste contexto, o Porto de Galveston está se tornando um importante destino para o turismo de cruzeiros, atraindo cada vez mais viajantes da região e além dela.