O maior evento de dança do mundo, segundo o Guiness Book. Assim é categorizado o Festival de Dança de Joinville (SC), um dos eventos mais icônicos da cidade catarinense que chegou à 40ª edição em 2023. Realizado entre os dias 17 e 29 de julho, o evento recebeu 13 mil bailarinos, entre brasileiros e estrangeiros dos 10 aos 90 anos de idade, e foi responsável pelo incremento econômico nos segmentos de turismo, gastronomia, hotelaria e no varejo local.
A ocupação do setor hoteleiro chegou perto de 100% durante as duas semanas de realização do evento, de acordo com dados do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região – VivaBem. Já os segmentos de gastronomia e eventos registraram aumento de 15% no faturamento no período. “O Festival gerou impactos positivos em toda a cadeia turística, desde a rede hoteleira, que historicamente tem sua maior ocupação do ano durante o evento, até setor de transporte, alimentação e comércio em geral, além de trazer incremento às empresas e profissionais responsáveis pela montagem e operacionalização”, afirma Giuliano de Mello, presidente do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.
Criado em 1983 pelo professor de balé Carlos Tafur e pela artista plástica Albertina Tuma, o Festival de Dança foi responsável por consolidar a cidade catarinense no mapa mundial das artes, trazendo emprego, renda e um legado ao destino. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única do gênero em operação fora da Rússia, reforça o posicionamento de Joinville como Capital Nacional da Dança, título obtido em 2016.
As apresentações aconteceram no Centreventos Cau Hansen, Expocentro Edmundo Doubrawa, Teatro Juarez Machado e em 13 palcos abertos distribuídos por Joinville, Barra do Sul e São Francisco do Sul. O festival também contou com apresentações especiais para pacientes e colaboradores de quatro hospitais da região – Hospital Bethesda, Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, Hospital Regional e Hospital São José.
A importância do evento é tanta que há até uma agência especializada no atendimento às demandas dos profissionais e de seus acompanhantes. A Bailarinos pelo Mundo, agência oficial do Festival de Dança de Joinville, registrou aumento de 54,8% nos serviços prestados neste ano e confirma a realização da primeira edição do Festival de Dança de Joinville a Bordo, no Costa Favolosa, com embarque em Santos (SP) em 6 de janeiro de 2024 e navegação por Itajaí (SC), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).
Em 2024, o 41º Festival de Dança de Joinville será realizado entre os dias 15 e 27 de julho.
Agenda