BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Noa aposta no potencial de Macapá para atrair novas rotas aéreas

A partir desta sexta-feira (4), o consórcio Norte da Amazônia Airports – Noa, que assume a gestão definitiva do aeroporto de Macapá, iniciará uma série de intervenções imediatas visando aprimorar as operações do terminal.

Dentre as ações imediatas planejadas pelo consórcio estão a manutenção dos sistemas mecânicos e eletromecânicos, bem como a renovação do sistema de iluminação do acesso viário e da sinalização vertical.

Samuel Prado, diretor executivo da Dix Aeroportos, que faz parte do consórcio em conjunto com a Socicam, ressalta que, por ora, não há necessidade de grandes obras no terminal de passageiros, devido a investimentos recentes e à qualidade das instalações.

O foco principal da nova gestão será otimizar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. No primeiro ano de concessão, o Noa planeja estabelecer diálogo com companhias aéreas visando a viabilidade de novas rotas, inclusive voos internacionais. Prado destaca a localização estratégica do aeroporto, próxima à Europa e aos Estados Unidos, bem como sua posição no bioma amazônico, como atrativos para potenciais novas rotas.

O consórcio também tem planos de transformar o aeroporto em um hub de distribuição de cargas, atendendo às indústrias e ao agronegócio. Investimentos de cerca de R$ 20 milhões estão planejados para a construção de armazéns alfandegados e pátios para regulação do tráfego de caminhões, visando a integração entre diferentes modais de transporte.

Além de Macapá, o consórcio Noa também arrematou a concessão do aeroporto de Belém em um leilão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e assumirá sua gestão em 4 de setembro.

O contrato de concessão, que teve início em maio, prevê um período de transição de até 125 dias de operação conjunta com a Infraero. Durante esse período, o Noa desenvolveu um plano de ações imediatas para melhorias e investimentos nos terminais.

Nos próximos três anos, pelo menos metade dos investimentos previstos no contrato deverão ser realizados, de acordo com Prado. O consórcio se comprometeu a investir R$ 875 milhões ao longo de 30 anos na melhoria e expansão da infraestrutura dos terminais de passageiros.

A Dix Aeroportos é responsável pela administração de diversos aeroportos em Pernambuco, enquanto, em parceria com a Socicam, opera terminais em São Paulo e no Ceará.

Com quatro décadas de existência, o Grupo Agemar atua em segmentos como operações portuárias, logística, transporte marítimo e construções modulares.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

MSC troca navio e confirma retorno...

MSC Lirica é substituído por embarcação da mesma classe para temporada 2025/2026; Sinfonia fará itinerários com embarques em Santos, Rio e Itajaí

MSC promove sessão especial de F1...

MSC reforça parcerias com a Fórmula 1, Apple e Alpine, e celebra o naming rights de três GPs até 2030

MSC cancela Grand Voyage do Lirica;...

Passageiros afetados pela saída de 7 de novembro poderão escolher novo roteiro ou reembolso até 17 de julho

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS