O renomado jornalista Hélcio Estrella faleceu neste domingo (6) aos 87 anos, deixando uma trajetória brilhante no campo do jornalismo. Estrella foi presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de São Paulo (Abrajet/SP) e posteriormente dirigiu a Abrajet Nacional no mandato de 2010 a 2012.

Conhecido por sua competência e dedicação à profissão, suas ações sempre foram pautadas pela dignidade e comprometimento com o jornalismo. Além de sua atuação destacada, o jornalista também deixou um legado literário significativo, com obras notáveis, incluindo o livro “Uma Herança do Jornalismo”, no qual narra a história da Fundação da Abrajet

Hélcio Estrella será lembrado pelo seu impacto no setor jornalístico e por suas contribuições ao longo dos anos. Sua partida representa uma perda para a comunidade jornalística, que perde um profissional influente e respeitado.

Conheça mais sobre Hélcio Estrella

Helcio Estrella que, na juventude, ainda no curso ginasial, já fazia um jornal. E na década de 1950, na revista Guanabara, pela sua capacidade conseguiu deixar a função de vendedor de anúncios para exercer a profissão de repórter. Aos 18 anos decidiu prestar concurso público na Escola de Polícia Civil tornando-se Investigador e Delegado. Em 1964, vítima do AI-5, foi preso e, posteriormente, como relembra, “rompeu definitivamente com a esquerda”.

Natural de Niteroi (RJ), tem em seu vasto currículo participações em importantes mídias como Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e a revista Banco Hoje, entre outras. No setor público, foi redator do Serviço de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo (Sigesp) e Coordenador de Comunicação da Caixa Econômica paulista.

Em 1979, adquiriu e foi editor por 30 anos da Aviação em Revista, publicação lançada em 1938. Nesse período, criou e dirigiu o Guia Aeroespacial Brasileiro, que, a seu tempo, foi um reflexo desse segmento da economia brasileira. Lançou também os guias de Aeroclubes, de Aviação Desportiva, de Aviação Agrícola, do Táxi Aéreo, do Ensino Aeronáutico, da Carga Aérea e o Guia do Helicóptero.

Helcio Estrella fez mais de 30 viagens ao exterior, a trabalho, e morou alguns períodos na Alemanha e na Inglaterra. Aposentado, publicou os livros “Sabaúna, Aspectos de sua História” e “Abrajet, uma herança do jornalismo”, sobre os 60 anos da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, da qual foi Presidente Nacional por quatro anos.

Sua atuação prossegue na esfera estadual – na parceria da Paulistur com a Coordenação de Turismo liderada por Caio de Carvalho – promovendo destinos e estâncias do Estado de São Paulo. E na federal – quando João Dória assume a presidência da Embratur – ampliando sua participação em inúmeros eventos nacionais e internacionais. Destaque para as campanhas “Novo Brasil. Novo Turismo”, “O Rio continua Lindo” “Respeite o Turista”, resgatando a imagem do Rio de Janeiro, e a “Embaixador da Paz”.