Da última sexta-feira (3) até sábado (5), em Florianópolis, o Entur Summit 2023, evento de Marketing de Turismo do país exclusivo para agentes de viagens, reuniu mais de mil participantes, crescimento de 420% em relação a sua primeira edição, no ano passado. O encontro traz um novo formato, que prioriza a jornada de aprendizado por meio de mentorias, sem palestras, que se conectam em uma apresentação contínua e dinâmica.

“Superamos as nossas expectativas e estamos felizes em receber agentes de viagens de todo o país para esta jornada de conhecimento, aprendizado e conexões inspiradoras no mundo do turismo. Nos próximos dias viveremos momentos ainda mais inesquecíveis e nos conectaremos com profissionais apaixonados pelo setor”, comenta Fernando Alves, fundador da Entur.

Nesse primeiro dia, Saulo Boccanera, CEO da Specific Soluções, mostrou conceitos sobre comportamento, mindset, medos psicológicos que afetam os negócios, sendo eles: receio do sucesso, de errar, não merecer, críticas e julgamentos, não ser capaz, sentir culpa, não ter controle, perder a liberdade, e o pavor do desconhecido. Além disso, o empresário também destacou maneiras de evitar a autossabotagem, aprender com os fracassos, eliminar a procrastinação, disciplina da motivação, resiliência e a importância de ter metas claras.

Na sequência, Fernando Alves e Bruno Barbosa, fundadores da Entur e consultores, ressaltaram a valorização de tomar as decisões, práticas do atendimento de excelência e como elaborar um planejamento pensando em 2024. Ao longo do dia, os dois apresentaram diversos insights para os agentes de viagens, desde o ciclo de gestão de marketing, vendas e questões financeiras, especificações de nichos e a importância dos sub-nichos para que o profissional entregue um serviço personalizado e uma experiência individual para cada consumidor.

“É preciso coragem para tomar decisões. Se não tivéssemos decidido criar a Entur, não estaríamos vivendo essa experiência. Durante esses três dias de imersão, teremos a oportunidade de conectar mentes brilhantes, compartilhar insights poderosos e fortalecer parcerias que impulsionarão o segmento do turismo a um novo patamar”, destacou Barbosa.

Já Karina Lima, speaker, mentora empresarial & especialista em comunicação criativa, apresentou conteúdos didáticos sobre o ciclo de compra do consumidor no turismo com prospecção, pré-viagem e pós-viagem; o conceito de paradoxo da escolha do professor de psicologia estadunidense Barry Schwartz, alinhado ao estudo da Cadeia Hedonista do também psicólogo Martin Seligman, mostrando a importância de oferecer apenas três opções de escolha para o cliente e o desejo de evolução humana, ou seja, mesmo na compra de um produto ou serviço, o anseio é ser melhor que antes.

A especialista ainda mostrou pesquisas sobre linguagem auditiva, visual e cinestésica, além de ferramentas para apoiar o agente de viagens e identificar qual delas mais mobiliza e engaja cada cliente. A profissional ressaltou a diferença de preço e valor, e, por fim, compartilhou os KPIs da atenção, emoção e memória.

Ana Paula Ramazzini, agente de viagens na Estação Amparo Turismo e fundadora do projeto Integração Trade, trouxe para a plenária conceitos sobre como mobilizar parceiros na resolução de problemas de viagens, evitar erros comuns no momento das vendas, e ainda compartilhou insights para gerar novos negócios.

O final do dia foi reservado para troca e interação entre os participantes e diversas marcas que estão em exposição na feira paralela que acontece até o final do evento.

Entur Summit contou com mentorias de Karina Lima, especialista em comunicação criativa, Ana Paula Ramazzini, agente de viagens na Estação Amparo Turismo e fundadora do projeto Integração Trade, Bruno Bezerra, fotógrafo, Daniel Françoso, diretor geral da Turbox; Diana Carvalho, CEO da Mundo4e Consultoria e Viagens; Drica Merjann, CEO Bonito Way Turismo e Eventos; Juliano Sant’Ana, CEO na TARGET Ecoturismo e Aventura e sócio/gestor de Marketing BOX Produtora.

As mentorias também contaram com a presença de Karla Tanaka, administradora do Giro Pelo Mundo Viagens; Livia Sá, diretora de operações na Go Agentes; Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados; Thiago Akira, consultor de marketing digital; Thais Medina, diretora da Business Factory e head of Marketing para a América Latina da BestBuy Travel; e Viviane Assis, supervisora de vendas das agências franqueadas da Foco Turismo.

Para mais informações, acesse o site do evento.