Nesta quarta-feira (9), o governo brasileiro anunciou um acordo histórico entre Brasil e Japão que permitirá a isenção de visto para cidadãos de ambos os países em viagens com duração de até 90 dias. A medida entrará em vigor a partir de 30 de setembro de 2023 e terá uma validade inicial de três anos, marcando um novo marco nas relações bilaterais.

No primeiro semestre deste ano, o governo brasileiro havia delineado planos para retomar a exigência de vistos de turistas provenientes do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá, a partir de 1º de outubro. No entanto, a imposição dessa medida estava condicionada à reciprocidade, ou seja, esses países também deveriam conceder isenções de visto para os cidadãos brasileiros.

A isenção de visto, sem a necessidade de reciprocidade, foi autorizada por um decreto emitido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2019. Essa ação unilateral gerou debates e críticas em diversos setores da sociedade na época.

Resultado de extensas negociações diplomáticas, Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês, compartilhou sua intenção de adotar a isenção de visto para cidadãos brasileiros durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu país, coincidindo com o encontro dos países do G-7.

O Ministério das Relações Exteriores ressaltou em comunicado que a anunciada isenção de visto contribuirá significativamente para fortalecer os laços entre as nações. Essa medida ganha ainda mais significado no ano em que celebramos os 115 anos da imigração japonesa no Brasil, promovendo um aprofundamento do intercâmbio humano e o estreitamento das relações bilaterais.