Com uma surpreendente marca de mais de 11 milhões de visualizações em menos de um mês, o vídeo principal da campanha publicitária digital da Embratur direcionada ao mercado dos Estados Unidos tem conquistado um público expressivo. Desde o mês de julho, a campanha tem proporcionado uma abordagem criativa ao reafirmar a grafia do Brasil com a letra “S”, mesmo que em inglês o nome de nosso país seja usualmente representado com a letra “Z”. As peças publicitárias, estrategicamente elaboradas, utilizam uma série de palavras que começam com a letra “S” para capturar a essência do Brasil e ressaltam os destinos turísticos mais cobiçados por cidadãos estadunidenses.

Conforme relata Veridiana Pinto, Coordenadora de Marketing da Embratur, a veiculação da campanha foi estendida até o dia 18 de setembro. Em uma entrevista, Veridiana compartilha insights cruciais sobre as ideias centrais e o conceito subjacente da campanha nos EUA. Ela explora como as estratégias publicitárias de grande envergadura contribuem para a promoção do Brasil no cenário internacional. Além disso, a Coordenadora adianta algumas informações sobre as próximas campanhas que serão lançadas até o final de 2023, dando um vislumbre empolgante do que está por vir.

Confira a entrevista completa:

  • Como surgiu a ideia da campanha?

A campanha dos Estados Unidos é um dos produtos da parceria entre a Embratur e o Sebrae. Nós executamos alguns produtos de marketing, como é o caso das campanhas publicitárias. São três campanhas por ano: a campanha nos Estados Unidos, a campanha na Europa e a campanha na América Latina. A dos Estados Unidos foi a primeira do semestre e, agora, já estamos nos preparando para as próximas.

  • Por que a campanha começou pelos Estados Unidos?

Os Estados Unidos é o segundo maior emissor de turistas para o Brasil. E a campanha vem como uma ferramenta para a gente divulgar o nosso destino, os produtos turísticos que os estadunidenses consomem no Brasil, os locais que eles mais gostam de viajar no nosso país. A divulgação que a gente faz do Brasil lá fora é focada em atrair mais turistas internacionais para cá, nesse caso, os estadunidenses.

  • Qual é o ponto central da campanha?

O conceito é: “It’s Spectacular. It’s Brasil”. A gente faz uma brincadeira com palavras com ‘S’ que descrevem o Brasil e os principais atributos do nosso país. Então, a gente fala que o Brasil é espetacular, que o Brasil é ‘sunny’, que é do sol e praia; que o Brasil é ‘scrumptious’, que remete à nossa deliciosa gastronomia; que o Brasil é ‘sambalicious’, que é uma licença poética para a gente falar da cultura e das nossas festas culturais, e que o Brasil é ‘sustainable’, voltado à preservação ambiental.

  • Na campanha, a gente vê alguns destinos turísticos brasileiros em destaque. Quais são esses destinos e por que eles foram escolhidos?

Estamos divulgando 10 destinos turísticos na campanha, sendo cinco prioritários, que aparecem no filme principal da campanha. São eles: Fernando de Noronha (PE), Salvador (BA), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR). Fizemos um cruzamento dos dados para fazer essa escolha, como, por exemplo, quais são os destinos que os estadunidenses mais buscam quando pesquisam o Brasil, quais são os destinos que eles mais visitam quando vem para cá, os segmentos mais procurados e como está a nossa malha aérea com o país, entre outros pontos. No caso dos estadunidenses, identificamos que os destinos mais procurados são ligados ao sol, às praias e à natureza. Então, a gente fez um cruzamento desses dados e chegamos aos destinos prioritários que a gente está divulgando nesta campanha.

  • A campanha da Embratur já está no ar desde julho. Quais ações já foram colocadas no ar? Como a campanha está sendo trabalhada nos Estados Unidos?

Nós estamos trabalhando com o meio on-line. É uma campanha digital. Então, na internet, a gente trabalha com portais de notícias, redes sociais programáticas, agências de viagem on-line e as companhias aéreas. Além disso, tivemos a exibição de dois filmes da campanha em um painel na Times Square, em Nova York. Agora, apresentamos a parceria com o perfil Beautiful Destinations no Instagram. Influenciadores na área de turismo fizeram uma viagem para o Rio de Janeiro e eles vão começar a postar sobre o Rio no perfil de viagens. A veiculação da campanha dos Estados Unidos foi prorrogada, então ela agora vai ficar no ar até o dia 18 de setembro.

  • O que a Embratur busca com essa campanha? Que tipo de retorno é esperado?

O nosso objetivo principal é atrair mais turistas internacionais para o Brasil. Então, com a campanha nos Estados Unidos, buscamos trazer mais estadunidenses para cá e aumentar o número de divisas. Como a gente está fechando várias parcerias com as companhias aéreas e com as agências de viagens online, a gente consegue seguir com uma campanha de conversão onde, de fato, serão efetuadas vendas de viagens organizadas, de passagens, de hospedagens e a gente consegue medir qual foi o resultado da campanha, o ROI, no final da veiculação dela.

  • Já temos resultados preliminares sobre o impacto da campanha no ar?

Os números de visualizações já estão bem altos. As peças da campanha já foram vistas mais de 50 milhões de vezes, o vídeo principal, até o momento, já foi assistido por mais de 11 milhões de usuários, e tivemos mais de 200 mil cliques nos anúncios que estão sendo veiculados. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os acessos ao site do Visit Brasil cresceram 47%. Ainda não temos os números de vendas, porque isso a gente só vai saber no final, quando a gente terminar a veiculação da campanha.

  • Como a Embratur está planejando as outras campanhas para a Europa e a América Latina? O que a gente pode esperar delas?

As duas campanhas, América Latina e Europa, vão ser lançadas em outubro, então, já estamos trabalhando na produção delas. Na América Latina, a gente vai veicular na Argentina, no Chile, no Peru, no México, na Colômbia e no Paraguai. E na Europa, será na França, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Holanda, Itália, Espanha e Portugal. As duas campanhas são criações distintas, cada uma segue o perfil de cada turista. O turista europeu e o turista latino são diferentes entre si e diferentes dos estadunidenses, então, provavelmente, teremos linhas criativas diferentes. O lançamento da campanha da América Latina será na Feria Internacional de Turismo de América Latina (FIT Argentina), no dia 2 de outubro, em Buenos Aires. Já na Europa será na IFTM Top Resa, no dia 3 de outubro, em Paris. As feiras são ótimos instrumentos para divulgação das campanhas, elas dão muita força para a divulgação do destino Brasil no exterior, por isso estamos aproveitando essas feiras, importantes para o setor, para fazer a divulgação das próximas campanhas.