Com 25 anos de história dando ênfase à sustentabilidade, a Pousada Quinta dos Pinhais optou por ir além na questão ambiental, com uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de dois quilômetros de extensão no terreno, contratou um biólogo para ampliar as iniciativas de preservação e valorização dos ativos naturais, além de potencializar a vivência com a natureza na experiência com o hóspede.

Com menos de um mês de atuação, o biólogo e médico veterinário, que também é graduado em Farmácia, Luiz Fernando da Silva Martins, Mestre em Recursos Florestais pela ESALQ/USP de Piracicaba (SP), já descobriu que nos 314 mil m² de área da pousada existem abelhas nativas sem ferrão –  jataí (Tetragonisca angustula) e tubuna (Scaptotrigona bipunctata) -, trilhas com líquens, minhocas de excelentes espécies para o minhocário, além de já estar trabalhando com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) na horta da Pousada Quinta dos Pinhais – ora-pró-nóbis (Pereskiaaculeata), capuchinha (Tropaeolummajus), fisális (Physalis) e peixinho da horta (Stachysbrizanthina).

Com a descoberta das abelhas em várias áreas do terreno da pousada, Guilherme Paiva, gerente geral da pousada, resolveu criar um condomínio para as abelhas. “A gente está criando o Condomínio das Abelhas Nativas, já que tem mais de uma espécie de abelha. Estamos fazendo as casinhas, colocando iscas de mel e pólen e elas mesmo estão construindo as novas colmeias dentro dessas casinhas, e a gente está espalhando pela pousada, e vai concentrar algumas em um lugar só para visitação dos hóspedes, em lugar aberto, em uma trilha”, conta Guilherme Paiva.

Pousada Quinta dos Pinhais
As casinhas estão sendo implantadas em uma área para visitação na pousada Foto: Divulgação

“Na Pousada as abelhas nativas encontram condições propícias para a produção de um mel de flores silvestres de excelente qualidade, utilizando como pasto apícola as muitas áreas de matas nativas, que devido à diversidade garantem flores durante quase todo o ano.”, destaca Luiz Fernando.

A Quinta dos Pinhais é um dos mais de 60 empreendimentos turísticos que fazem parte da Associação Roteiro de Charme. A entidade, que tem a sustentabilidade em seu DNA, foi fundada em 1992, sob inspiração da Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO 92. A associação teve uma iniciativa pioneira no Brasil ao criar, em 1999, seu Código de Ética e Conduta Ambiental, desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), organismo da ONU responsável por Meio Ambiente.