O Turismo da Bahia segue crescendo. Desde o ano de 2021, para ser exato, as atividades turísticas baianas têm alcançado índices superiores à média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro semestre de 2023, a Bahia cresceu 12,2%, enquanto o Brasil 8,6%.

Os indicadores da atividade, colhidos por entidades do setor confirmam a liderança do estado no turismo nacional. No setor aéreo, estratégico para o fluxo turístico, o estado é líder em movimentação no Norte e Nordeste. Na primeira metade do ano, mais de 4.9 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos da Bahia, que se consolidou como o principal portão de entrada dos turistas estrangeiros nas regiões, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

“A nossa malha doméstica, hoje, é de melhor qualidade que a da pré-pandemia. Temos um hub de conexão da Gol, com mais destinos do que antes”, reforça Júlio Ribas, CEO no Brasil da Vinci Airports, administradora do aeroporto de Salvador.

No segmento de hotelaria, Salvador fechou o semestre com média de ocupação de 57,6%, acima do percentual de 2022. Já no mês de julho, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-BA), a média de ocupação foi de 64%, considerada uma das melhores para este período.

“Aqui, no Grande Hotel da Barra, a ocupação foi muito boa no primeiro semestre e vem se mantendo no segundo também. Estimamos até que superou ou alcançou a de 2019”, diz a gerente de relacionamento, Ivone Gorges.

O crescimento do setor turístico também impacta no mercado de trabalho. Em 2023, ano da pandemia, a Bahia perdeu 19.034 empregos de carteira assinada nas atividades turísticas. De janeiro de 2021 a junho de 2023, o setor já empregou mais de 26 mil trabalhadores, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

“A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) executa ações estratégicas voltadas para a consolidação da Bahia em posição de liderança no cenário brasileiro e temos colhido bons frutos desde a implementação do programa Viva Turismo Bahia, no pós-pandemia”, comemora o titular da Setur, Maurício Bacelar.