O HotéisRIO participou na manhã desta terça feira, dia 22 de agosto, no Aeroporto do Galeão, de reunião do Conselho Municipal do Turismo da Cidade do Rio de Janeiro (Comtur), liderada por seu presidente, Daniela Maia, secretária de Turismo do Rio. Na pauta temas como o impacto fiscal no turismo, a maior temporada de cruzeiros, acessibilidade para deficientes, tirolesa e impacto da indústria do audiovisual no setor, entre outros. A entidade também participou de debate sobre impacto econômico do Turismo.

Para a hotelaria, a novidade foi a inclusão da queima de fogos de artifício no Centro da cidade e a confirmação do apoio da Prefeitura ao Réveillon da Barra e do Recreio. Outros pontos abordados foram a próxima reunião do G20, no Rio, em 2024; os dados de produção audiovisual carioca, que teve R$ 644 milhões investidos pela Prefeitura do Rio (triênio 21/23); e acessibilidade e compreensão da pessoa com deficiência como potencial de turismo, sobretudo no caso de pessoas com mais de 60 anos de idade.

Também foram tratados a chegada de mais de 520 mil passageiros na temporada de cruzeiros 23/24, que devem gastar em torno de US$ 250/dia; a volta da GOL/Latam com voos diretos por dentro do Brasil saindo do Galeão e com malha internacional com maior frequência como Roma, Buenos Aires, Londres, Nova Iorque, Assunção, e as oportunidades para Doha, Istambul, Frankfurt dentre outros destinos.

O HotéisRIO foi representado por seu presidente, Alfredo Lopes, seu vice-presidente, José Domingo Bouzon e pela superintendente, Theresa Jansen. Já a ABIH-RJ esteve presente com seu presidente, Paulo Michel.