A terceira edição do Floripa Conecta tem levado para a capital catarinense eventos que vão dos games à gastronomia para consolidar a cidade como o Vale do Silício brasileira, segundo Thaynan Mariano, sócio e diretor-executivo do Floripa Conecta, que também recebeu 1º encontro Cidades Criativas. “Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo que Florianópolis tem as melhores oportunidades de negócios, infraestrutura, ambiente de negócios e networking para quem pretende empreender na área de tecnologia e inovação”, afirmou.

A expectativa é que ao menos 100 mil pessoas passem pelos eventos deste ano, em uma agenda diversa que vai do Maior Evento de Videogames, Campeonato de Cerveja, Maratona com 25 km à Maior Orquestra de Baterias. Alguns números mostram que Florianópolis, e Santa Catarina, tem se destacado no mundo tech.

Segundo o Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) há 22,1 mil empresas de tecnologia no estado, com R$ 23,8 bilhões de faturamento anual e 76,7 mil funcionários. Entre as capitais, Florianópolis ocupa o primeiro lugar em densidade, com taxa de 7,4 empresas de tecnologia por 1 mil habitantes, seguida de São Paulo (7,0). Entre 2015 e 2021, o número de empresas registrou crescimento de 663%.

Confira a seguir a programação da última semana de criatividade e empreendedorismo da cidade.

  • Quarta (30): Na quarta, Florianópolis será palco do Floripa Magia City e Networking. Das 8h às 17h, os participantes conhecerão os principais spots da Ilha da Magia e, durante o trajeto, serão realizadas algumas atividades para networking e integração do grupo.
    Durante toda a quarta também ocorrerão exposições e feiras de arte e design pela Ilha da Magia, como a 8ª Feira Arte Foto, no Centro da Capital, e a Exposição Ontemanhã, sobre a vida e obra do artista Hassis, no bairro Itaguaçu, na região Continental.
    Durante a noite acontece a Noite de Dados, com o propósito de celebrar a cultura de dados, a comunidade de profissionais do setor e fomentar o conhecimento analítico em empresas e no ecossistema de tecnologia. O evento ocorre na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e necessita de inscrição neste link.
  • Quinta (31): A partir das 14h, será realizado o fórum sobre revitalização do aterro da Baía Sul. O evento faz parte da programação dos 18 anos da Floripamanhã. E para discutir os avanços tecnológicos na medicina, ocorre na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), entre às 18h e às 21h, o encontro “O Futuro da Radiologia Médica”. O evento reunirá profissionais para debater e apresentar visões concretas para o setor de radiologia.