A região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, recebeu um selo de reconhecimento pelo cultivo de ostras, em 2022. As cidades foram reconhecidas, oficialmente, como área geográfica do cultivo das Ostras de Floripa. Neste ano, com o Floripa Conecta, a cidade recebe o primeiro encontro das Cidades Criativas Unesco da gastronomia, que acontece com o objetivo de conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos.

Além de Florianópolis, o evento contará com a participação de representantes de comitivas de oito Estados – Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Amazonas, Ceará e Paraíba – e do Distrito Federal, além de Santa Catarina. Entre os públicos estão profissionais do setor gastronômico, membros do trade turístico, estudantes, instituições de ensino, produtores locais, cozinheiros e também consumidores e empresários interessados na cultura gastronômica dessas cidades e em seu potencial econômico.

O evento é uma oportunidade para Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo, com aulas show, representada por chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais. Por conta disso, a 3ª edição do Floripa Conecta triplicou sua duração – o que no ano passado se estendia apenas por 10 dias, este ano serão 31 dias de eventos por toda a capital.

“O principal objetivo de todo o movimento é estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, e sobretudo, ampliar as conexões entre a população local, e por consequência, atrair turistas de todo o país. Venderemos o que a cidade tem de melhor: o turismo, a inovação, a tecnologia e a gastronomia”, afirma Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.  

A expectativa é que ao menos 100 mil pessoas passem pelos eventos em 2023, em uma agenda diversa que vai do Maior evento de Videogames, Campeonato de Cerveja, Maratona com 25 km à Maior Orquestra de Baterias – tudo rolando sinergicamente na região.

Confira a programação principal do Floripa Conecta em 2023:

  • Dia 3/08 – Inova+Ação
  • Dia 3-5/08 – Encontro Brasileiro de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia
  • Dia 8-10/08 – Encatho & Exprotel
  • Dia 12-13/08 – Expo Tattoo
  • Dia 19-20/08 – Stun Game Festival
  • Dia 20/08 – Orquestra de Baterias
  • Dia 21-24/08 – Brasil Beer Cup
  • Dia 23-25/08 – Startup Summit
  • Dia 26-27/08 – Maratona Internacional de Florianópolis