Após o roadshow da BLTA em 2022, a associação retomou, neste ano, os encontros com agentes e operadores do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Campinas (SP), em uma caravana formada por cerca de 30 afiliados. Segundo Simone Scorsato, CEO da BLTA, o encontro foi um sucesso. “Tivemos 260 agências/operadoras, reunindo 305 profissionais em 101 rodadas de negócios. Chegamos a registrar overbook de participantes.”

Estes números reforçam o bom momento do turismo interno, particularmente no segmento da hotelaria de luxo, que, desde 2021, testemunha o fortalecimento do setor com altos índices de ocupação. “Por meio desses eventos presenciais com os principais players do mercado não apenas estreitamos o nosso relacionamento, mas continuamos a promover destinos e produtos de excelência do nosso país”, contextualiza Simone.

Tendo a sustentabilidade como um de seus pilares de atuação, a BLTA incentivou, durante o roadshow, a compensação de carbono. De acordo Salvador Ribeiro da Silva Filho, engenheiro florestal e coordenador do Projeto Turismo CO2 Legal Guardiões do Clima, o valor final dos pagamentos das emissões alcançou a quantia de R$ 1.360, que corresponde a uma compensação de 22,7 toneladas de gás e efeito estufa emitidos.

Ainda segundo Salvador, a soma arrecadada será revertida para agricultores familiares que realizam em suas propriedades ações que irão compensar essas emissões por meio da conservação florestal , da restauração de áreas degradadas e da prática de agricultura agroecológica, que é de baixa emissão e conserva o carbono no solo.


Leia também: BLTA ANUNCIA NOVO ASSOCIADO E AÇÕES COM A EMBRATUR