Na última sexta-feira (22) e sábado (23), cerca de 900 pessoas passaram pelas dependências do Senac de Araçatuba (SP) para participar de workshops, palestras e aula-show, incluindo degustação no Festival Gastronômico do Sabor de SP. Foram 15 estandes, entre produtores de alimentos e bebidas e restaurantes, e apresentações musicais.

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, explicou que o programa tem a missão de divulgar a diversidade gastronômica paulista, realçando a autenticidade, a cultura e a história da culinária do Estado. “Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Estado e que aquecerão a economia de 28 Regiões Turísticas”, informou Lucena.

As técnicas da Setur-SP, Christine Fuchs e Karina Cunha, responsáveis pelo programa, que tem a parceria do Mundo Mesa e Senac, foram enfáticas ao afirmar que o objetivo da ação é propiciar uma maior ligação entre produtores e restaurantes, como também capacitá-los para um crescimento profissional. “Buscamos, acima de tudo, promovê-los e fomentar o Turismo Gastronômico das cidades que possibilita a geração de emprego e renda”, acentuou Christine.

As Dez Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo reúne o melhor das culinárias campestre e ribeirinha, da região do Pantanal Paulista e do Tietê Vivo (Noroeste Paulista). Fazem parte da cozinha local as receitas elaboradas com peixes comumente encontrados ali quanto preparos bem interioranos, como o torresmo, os queijos e as geleias.