A recente polêmica em relação a determinadas passagens aéreas oferecidas pela 123Milhas, que eram vendidas com datas flexíveis, colocou uma luz sobre o mercado de milhas aéreas. Alguns consumidores podem ter se perguntado como utilizar esses pontos de forma segura e como eles funcionam na prática.

Segundo a pesquisa Panorama da Fidelização no Brasil, realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) em parceria com a plataforma de educação Tudo Sobre Incentivos, cerca de 64% das pessoas acreditam que os programas de fidelidade trazem benefícios tanto para companhias quanto para os consumidores. 

Também de acordo com o estudo, 93,9% das pessoas entrevistadas julgam as empresas que oferecem os principais programas de fidelidade ou ações de fidelização como confiáveis e transparentes. Não é à toa que o mercado de milhas tem registrado um crescimento sem precedentes. Em 2022, foram emitidas 509,4 bilhões de milhas, representando um crescimento de 61,8% em comparação a 2021. 

No ano passado, o Brasil registrou o aumento de  20% nas transações em programas de fidelidade na base anual, chegando a 26,9 milhões. 

“É uma retribuição à fidelidade dos clientes. É uma forma muito inteligente de manter o passageiro voando nas empresas aéreas, já que incentiva também na hora de escolher a melhor companhia. Cada uma delas tem o seu programa de pontos, oferecendo as milhas conforme as distâncias, cabines e até mesmo os pontos que vão acumular e se transformarão em novas quantidades de milhas futuramente, as quais serão convertidas em novas passagens aéreas”, explica Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes, na Fundação Getúlio Vargas.

Os clientes acumulam milhas por meio de voos, cartões de crédito associados a programas de fidelidade, estadias em hotéis parceiros, aluguel de carros e várias outras atividades relacionadas a viagens. A partir de determinado número de milhas acumuladas podem, então, serem resgatadas por passagens aéreas, atualizações de cabine e categoria no próprio programa de fidelidade, estadias em hotéis e outros benefícios, dependendo da empresa.

A Latam, por exemplo, com o Latam Pass, possibilita seus associados a resgatarem, além de passagens aéreas, produtos em lojas como Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto. 

Recentemente, a companhia divulgou dados obtidos ao longo dos primeiro semestre deste ano. O levantamento revelou que o Rio de Janeiro é o segundo destino brasileiro mais buscado para o resgate de passagens aéreas com pontos do Latam Pass. Ao todo, foram quase 230 mil passagens aéreas emitidas com pontos para voos rumo à Cidade Maravilhosa no período citado. O número posiciona o Rio de Janeiro atrás apenas de São Paulo.

“Ser membro de um programa de fidelidade como o Latam Pass é extremamente vantajoso tanto para o viajante que busca lazer como para aquele que tem um perfil corporativo, pois possibilita uma viagem completa com o pagamento apenas da taxa de embarque e uma experiência única de viagem”, pontuou Martin Holdschmidt, diretor geral do Latam Pass no Brasil.

No TudoAzul, oferecido pela Azul, o associado tem entrada livre no Lounge Azul, localizado no Aeroporto de Viracopos (SP), passagens de cortesia, despacho prioritário de bagagens, além de benefícios em produtos e serviços em empresas parceiras.

O Smiles, programa de fidelidade da Gol, também garante benefícios como os já citados acima. Serviços e produtos em empresas parceiras podem ser adquiridos com pontos, assim como trechos aéreos. Durante a 50ª  Abav Expo, uma das maiores feiras do trade turístico do Brasil, a companhia anunciou melhorias no sistema de pontuação e utilização do programa. 

A nova configuração do Smiles deve trazer um modelo gamificado, com uma série de benefícios e recompensas durante toda a jornada do cliente. “Foram oito meses de pesquisa com os clientes, vendo tendências de mercado. Buscamos ter o programa de fidelidade mais simples do mercado para incentivar os clientes a buscar e utilizar as milhas, voando cada vez mais”, adiantou Carla Fonseca, CEO da Smiles. 

Para Quintella, as mudanças nos programas e ações de fidelidade são naturais e devem ocorrer para que atraiam, cada vez mais, um número maior de associados. “O marketing vem ajudando no crescimento constante e nas mudanças para aperfeiçoar o sistema. É possível observar a evolução dos programas de milhagem, que nos últimos anos vêm sendo aperfeiçoados para se tornarem cada vez mais confiáveis e atrativos aos viajantes”, finaliza o professor. 

O caminho para as milhas

Para chegar ao objetivo de resgatar as milhas, o passageiro precisa seguir alguns passos:

  • Cadastro: primeiramente é necessário se inscrever no programa de fidelidade da companhia aérea desejada. A ação é gratuita.
  • Acumulando milhas: cada empresa determina as regras válidas para pontuação no programa de milhas. De modo geral, o associado recebe pontos ao utilizar um serviço ou produto ligado àquela empresa, como comprar passagens aéreas ou usar um cartão de crédito associado.
  • Utilização: depois de acumular um número suficiente de milhas, o cliente pode trocá-las por benefícios. Os resgates mais comuns incluem passagens aéreas de cortesia – ou com um bom desconto, além de upgrades de classe, estadias em hotéis, aluguéis de carros e produtos relacionados à viagens. 
  • Dica: é preciso ficar atento, pois as milhas, geralmente, têm uma data de validade, o que significa que é preciso usá-las dentro de um período específico após a aquisição.